Fortaleza continua destaque nos saldos referentes à geração de emprego com carteira assinada no Brasil. A capital do Ceará é a terceira maior em criação de serviços empregatícios formais, com um balanço de 5.209 novos postos de trabalho, entre admissões (30.305) e desligamentos (25.096). Os dados são referentes ao mês de agosto deste ano.
Do total de empregos gerados no estado (10.932), Fortaleza foi responsável por 47,6% das vagas. Outros municípios cearenses que também se destacaram no quesito saldo positivo de emprego foram: Sobral (628), Juazeiro do Norte (525), Limoeiro do Norte (441) e Eusébio (434).
Em relação ao Norte e o restante da região Nordeste, a capital cearense continua sendo líder em novos postos de trabalho, à frente de polos como Salvador (3.724) e Manaus (3.702). O Ceará, em relação ao saldo de empregos, ficou em 7º lugar dentre os estados do Brasil, e 3º dentre os estados do Nordeste.
Todos os dados foram apurados segundo relatório do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) nesta segunda-feira (02). A pesquisa considerou somente os trabalhadores com carteira assinada, ou seja, não incluíram os informais.
O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), comemorou o balanço dos dados, e afirmou que a conquista “é resultado da criatividade e capacidade empreendedora da nossa gente, mas também demonstra nossos esforços para capacitar, incentivar a criação de novas empresas, oferecer incentivos fiscais e contribuir com um bom ambiente de negócios na nossa Cidade”.
“É sempre um orgulho acompanhar o destaque da nossa cidade na geração de emprego e na criação de novas empresas. Por isso Fortaleza é o maior PIB do Nordeste”, pontua, também, o secretário do Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Nogueira.
Com informações da Prefeitura de Fortaleza