MENU

Simulação da ONU promove debates com mais de 100 estudantes na Alece

O programa é vinculado à UFC, em parceria com a Unifor. O evento será realizado ao longo de cinco dias com temas que envolvem o Direito e Jornalismo Internacional
Fundada em 2004, a SONU procura recriar todo o ambiente de organismos e tribunais internacionais (Foto: Divulgação/SONU)

Estudantes de Ensino Superior e Médio se reunirão, a partir desta quarta-feira (4), na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) para a 19ª edição da Simulação da Organização das Nações Unidas (SONU). O evento é organizado por alunos da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade de Fortaleza (Unifor).

Ao todo, serão quatro dias de debates em seis comitês. Eles serão simulados por mais de 100 estudantes de várias instituições, que irão debater temáticas como a economia da América Latina, questões históricas de Direito Internacional, e a promoção de direitos humanos em cenários de guerra.

A cerimônia de abertura acontece na Faculdade de Direito da UFC, às 18h desta quarta (4), e terá como tema “O Brasil no mundo”. A palestra, aberta ao público, será conduzida por João Bosco Monte, fundador do Instituto Brasil África. Também participam os professores Gustavo Brígido, William Marques, Brena Bonfim, Daniel Maia e Adriano Sobreira.

Felipe Goyanna, estudante de Direito da UFC e atual Secretário-Geral do projeto, aponta que a edição deste ano busca ser mais democrática com relação aos novos debates e temas dos comitês. Ele afirma que a SONU busca oferecer a melhor experiência tanto para quem simula há muito tempo, quanto para quem vai exercer essa prática pela primeira vez.

“Acreditamos muito no enriquecimento que é gerado ao aluno quando se entra em contato com temáticas tão relevantes para a sociedade por meio das simulações. Sem dúvida, construímos uma forte base para que se façam eventos maiores e ainda mais inclusivos nos próximos anos”, pontua.

As discussões do Mercosul, Comitê de Desarmamento e Segurança Internacional e Comitê Social, Humanitário e Cultural são exclusivas para os alunos do Ensino Superior. Os participantes do Ensino Médio participam dos debates do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Quatro veículos de comunicação também serão simulados por estudantes do Ensino Superior e Médio no Comitê de Imprensa Internacional, atuando nos diferentes formatos de mídia, como o audiovisual, impresso e sonoro. Serão eles: o Boletim Folha, The Guardian, Diário Clarín e a Central de Televisão da China.

A edição deste ano também contará com uma modalidade inédita de simulação que será realizada pela primeira vez em todo o mundo, através do Tratado Bilateral de Hong Kong. Seus participantes debaterão a declaração conjunta sino-britânica para a devolução acerca da questão de Hong Kong do Reino Unido para a China, fato ocorrido em 1977.

Simulação da ONU

O Programa Simulação da Organização das Nações Unidas (SONU) é o primeiro modelo de simulação de organismos internacionais no estado do Ceará. Está vinculado à UFC, em parceria com a Unifor, e tem sua organização formada por alunos bolsistas e voluntários de diversas instituições de ensino superior de Fortaleza, sob a orientação de professores das duas universidades.

Fundada em 2004, a SONU procura recriar todo o ambiente de organismos e tribunais internacionais, principalmente daqueles ligados ao sistema da Organização das Nações Unidas (ONU). Na simulação, os participantes atuam como diplomatas, ministros, juízes, promotores e jornalistas, para defenderem os interesses dos países ou das partes que representam ou realizarem toda a cobertura jornalística das simulações.

Para além dos eventos de simulações, o programa realiza ações em escolas públicas e particulares de Fortaleza, levando os modelos de organismos internacionais para alunos do Ensino Médio. Também são produzidas pesquisas acadêmicas, divulgação de palestras com iniciativas beneficentes e artigos jornalísticos sobre pautas internacionais.

9
Compartilhe:
Mercado
Clima/Tempo
Mais Lidas
Governo do Ceará combate a insegurança alimentar no Estado com o Programa Ceará Sem Fome
Ceará Credi transforma pessoas e a economia por meio de incentivo a pequenos empreendedores
Mais de 1000 Cozinhas Ceará Sem Fome levam alimento diário a famílias em todo o Estado
A história que você não conhece: a ligação de uma cidade cearense à Independência do Brasil
Prefeitura de Fortaleza é a primeira do Norte e Nordeste no ranking de matrículas na Educação Inclusiva
Conheça as 8  fotos mais famosas do mundo e a história por trás de cada uma delas
Relíquias de Santa Teresinha poderão ser visitadas por Fortaleza a partir desta quinta (25)
Confira os horários das missas nas paróquias de Fortaleza durante a Semana Santa
Confira a programação de 13 de Maio, Dia de Nossa Senhora de Fátima, em Fortaleza, nesta segunda-feira
Nova série da Urbnews traz vidas transformadas por ações do Governo do Ceará

Notícias relacionadas:

campanha-nacional-de-vacinacao-1200x800-1
Ceará inicia campanha de vacinação contra poliomielite no dia 25 de maio
foto site berg (31)
Sarto anuncia substituição da dupla Victor e Léo no São João de Fortaleza após pedido do público
FACHADA-UECE-2019-2
Uece: 2ª fase do vestibular acontece neste domingo (19) e segunda-feira (20)
foto site berg (25)
Forte chuva causa alagamentos em Maranguape, no Ceará; Prefeitura monitora áreas críticas
logo-urbnews-redondo