MENU

Crescente demanda por carros elétricos alavanca rede de eletropostos no Brasil

Levantamento da ABVE indica um crescimento de 28% nos eletropostos públicos e semipúblicos no Brasil de dezembro de 2022 até agosto de 2023.
A Urbeletric já tem mais de 28 pontos de recarga rápida em diferentes estabelecimentos da capital cearense. (Foto: Reprodução/Plugshare)

De janeiro a agosto de 2023, o mercado de eletrificados leves no Brasil tem batido recordes sucessivos, que indicam o amadurecimento gradativo da eletrificação no país e as perspectivas de expansão para os próximos anos.

Nos primeiros oito meses do ano, foram emplacadas 49.052 unidades, um crescimento de 76% na comparação com o mesmo período de 2022 (27.812) e praticamente o total do ano passado (49.245). Os dados são da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).

A participação de mercado dos carros elétricos em relação às vendas de veículos convencionais no Brasil, de janeiro a agosto, foi de 3,6%. Em 2022, para o mesmo período, essa participação era de 2,29%.

O crescimento dessa participação tem impulsionado a rede de eletropostos. Levantamento de empresas do Grupo de Infraestrutura da ABVE indica que, em agosto, havia 3.800 eletropostos públicos e semipúblicos no Brasil. Em dezembro de 2022, este número era de 2.955 – um crescimento de 28%.

A Urbeletric, uma das empresas líderes no segmento de infraestrutura de carregamento para eletrificados em Fortaleza, tem instalado pontos de recarga rápida em diferentes estabelecimentos da capital cearense. Até setembro, já são mais de 28 estações em espaços de acesso público como shoppings, supermercados e hotéis.

“O interesse do brasileiro nos eletrificados é evidente. Quanto mais desses carros tivermos nas ruas, mais necessário é que as cidades possuam estrutura adequada de carregamento, tanto em espaços públicos como em prédios residenciais e empresariais”, afirma Gabriel Joca, sócio-fundador da Urbeletric.

De janeiro de 2021 a agosto de 2023, o mercado brasileiro emplacou 56.331 veículos eletrificados plug-in (BEV e PHEV). Com esses números, é possível estimar uma relação de cerca de 15 veículos elétricos plug-in para cada eletroposto público ou semipúblico no Brasil – não distante das recomendações internacionais, em torno de 10 por 1.

Com informações da ABVE.

11
Compartilhe:
Mercado
Clima/Tempo
Mais Lidas
Governo do Ceará combate a insegurança alimentar no Estado com o Programa Ceará Sem Fome
Ceará Credi transforma pessoas e a economia por meio de incentivo a pequenos empreendedores
Mais de 1000 Cozinhas Ceará Sem Fome levam alimento diário a famílias em todo o Estado
A história que você não conhece: a ligação de uma cidade cearense à Independência do Brasil
Prefeitura de Fortaleza é a primeira do Norte e Nordeste no ranking de matrículas na Educação Inclusiva
Conheça as 8  fotos mais famosas do mundo e a história por trás de cada uma delas
Relíquias de Santa Teresinha poderão ser visitadas por Fortaleza a partir desta quinta (25)
Confira os horários das missas nas paróquias de Fortaleza durante a Semana Santa
Confira a programação de 13 de Maio, Dia de Nossa Senhora de Fátima, em Fortaleza, nesta segunda-feira
Nova série da Urbnews traz vidas transformadas por ações do Governo do Ceará

Notícias relacionadas:

foto site berg (23)
Extrema Jaguar Land Rover recebe premiação e segue em 1º lugar como melhor concessionária da marca no Norte e Nordeste
centro-cearense-de-idiomas
Governo do Ceará promove o ensino de línguas estrangeiras em 22 Centros Cearenses de Idiomas em todo o Estado
centro-cearense-de-idiomas
Governo do Ceará transforma a vida de estudantes, como a Nayra Stefany, que aprendeu inglês no Centro Cearense de Idiomas
centro-cearense-de-idiomas
Governo do Ceará beneficia 12 mil alunos da rede estadual com ensino de línguas estrangeiras nos Centros Cearenses de Idiomas
logo-urbnews-redondo