O Fortaleza fez história na noite desta terça-feira (3) ao se tornar o primeiro clube nordestino a chegar em uma final de Copa Sul-Americana. O Leão garantiu a vaga depois de derrotar o Corinthians por 3 a 1 no acumulado da semifinal.
A conquista veio diante de 60.451 torcedores na Arena Castelão, na capital cearense, feito que quebrou o recorde de público para um clube brasileiro na Sul-Americana 2023. Na partida, Yago Pikachu e Tinga marcaram os gols da vitória do Tricolor de Aço.
Em entrevista pós-jogo, Pikachu falou sobre o desempenho de toda a equipe no jogo. “Acho que desde o começo do jogo o Corinthians queria levar para os pênaltis, tava segurando muito”. Segundo ele, o time não sofreu na partida. “Merecemos passar à final por tudo que a gente fez em toda a competição”, completa.
Também na coletiva à imprensa, o técnico Juan Pablo Vojvoda ressaltou que o clube conseguiu se recuperar de momentos difíceis e agora vive um momento histórico. Ele completa ainda que o time, pelo funcionamento interno, pela atitude, pela energia de todo o Castelão, merecia se classificar para a final.
Vojvoda também aproveitou para reforçar seu compromisso com o Fortaleza. “É o clube que me contratou, que me deu oportunidade de trabalho, que me abriu as portas para um futebol tão apaixonante que é o futebol brasileiro”, afirmou.
Segundo o treinador, a classificação não é uma conquista só do clube ou dos cearenses, mas de todo o povo nordestino, a quem descreve como um povo apaixonado por futebol. Confira aqui a entrevista completa:
Sobre o jogo
Após igualdade por 1 a 1 na ida, na última semana em Itaquera, bastava ao Fortaleza vencer pelo placar simples para ficar com a vaga na decisão. Mas contando com o apoio de sua torcida, que promoveu uma belíssima festa, a equipe comandada pelo técnico argentino Juan Vojvoda fez mais, dominou as ações e conseguiu uma vitória mais elástica.
Depois de um primeiro tempo no qual só não abriu o placar por causa da boa atuação do goleiro Cássio, o Leão marcou o primeiro logo aos 3 minutos da etapa final. Após aproveitar confusão na área, Yago Pikachu se livrou da marcação de dois adversários e ficou livre para mandar para o fundo do gol.
E o Fortaleza precisou de apenas mais seis minutos para voltar a marcar e confirmar a sua classificação para a grande decisão da Copa Sul-Americana. Após cruzamento de Bruno Pacheco, Tinga marcou de cabeça.
Com dois gols de vantagem, a equipe comandada por Juan Pablo Vojvoda soube administrar o placar, pouco sofreu defensivamente e garantiu a classificação para a grande final da competição.
Próximos confrontos
Agora o Leão espera a definição da outra semifinal para saber quem será o seu adversário na grande final da Sul-Americana, que será no dia 28 de outubro no Campus de Maldonado, em Punta Del Este, no Uruguai.
O segundo confronto entre LDU (Equador) e Defensa y Justicia (Argentina) acontece nesta quarta-feira (04), às 19h, com transmissão no streaming Paramount+. Os equatorianos triunfaram na ida por 3 a 0.
O Fortaleza ainda volta a campo neste domingo (8), na Arena Castelão, diante do América-MG, às 18h30, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro.