Mais um passo bem sucedido foi dado para a implementação da nova sede do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) no Ceará. Em uma reunião organizada por membros dos Ministérios da Defesa e Educação, os órgãos afirmaram o compromisso com a construção da instalação no estado, a primeira fora de São Paulo, que está prevista para chegar a Fortaleza em 2025.
Estavam presentes na ocasião o governador do Ceará, Elmano de Freitas, e o Ministro da Educação, Camilo Santana, que ressaltou a importância do instituto para a educação do país. “O ITA é um orgulho para todos, uma das instituições mais conceituadas do mundo, com excelência não só na graduação, como também na pós-graduação, na pesquisa e inovação”, apontou.
O relatório completo da viabilização foi finalizado nesta terça-feira (03), na sede do ITA em São José dos Campos, e foi celebrado por todos os presentes. “Gostaria de agradecer [aos ministérios da Defesa e da Educação], porque isso é, sem dúvida, uma conquista muito grande para o nordeste brasileiro em termos de excelência”, comemorou Elmano.
O reitor do instituto, Anderson Ribeiro, também celebrou a nova instalação no Ceará, e ressaltou que os estudos realizados no estado sobre energias renováveis são de grande importância para o novo curso de Engenharia de Energias a ser implementado. Ele ainda assegurou parcerias com universidades e empresas locais para trabalharem em conjunto sobre o tema.
Avanço no protagonismo cearense
A informação da vinda do ITA para o Ceará foi assegurada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no início do mês de setembro, em visita à Fortaleza. “É um presente que a gente vai dar ao Ceará”, declarou.
Segundo o chefe de Estado, a medida é uma compensação pela entrega do estado nos resultados educacionais. “O Ceará vai receber um prêmio de merecimento pela qualidade do estudo que vocês aplicaram aqui”, completou Lula.
A principal motivação para o novo investimento é facilitar a vida de milhares de estudantes cearenses que, após aprovados, precisam se deslocar até São José dos Campos, em São Paulo, para começar os estudos no instituto.
Segundo dados do ITA, de 2012 a 2022, os estudantes de Fortaleza ocuparam 36,7% das vagas do instituto. Das 1.478 vagas disponibilizadas no vestibular nesse período, 543 foram de estudantes que se matricularam na capital cearense. Em 2023, 40% dos aprovados para integrarem a instituição foram de alunos matriculados no Ceará.
No mesmo dia da confirmação do presidente, uma visita foi feita à Base Aérea de Fortaleza (BAFZ) pelo Ministro da Defesa, José Múcio, que foi anunciada como sendo a sede do ITA no Ceará.
Acompanhado dele, estava Kanitz Damasceno, Comandante da Aeronáutica, que ressaltou a importância da nova instalação para o desenvolvimento educacional e econômico de Fortaleza. “O projeto caminha muito bem, precisamos agora criar um caderno de necessidades, o projeto básico para tudo isso”, disse o Comandante.
A unidade local da BAFZ passa por reformas de estrutura para a implementação do curso de Engenharia da Computação, o primeiro a ser oferecido pelo ITA. Depois, os planos também envolvem a chegada do curso de Engenharia de Energias, ainda inédito no Brasil.