A Polícia Civil de Minas Gerais concluiu o inquérito sobre o acidente de avião que matou a cantora Marília Mendonça e outras quatro pessoas em Piedade de Caratinga, no interior do estado, em novembro de 2021. Conforme as investigações, o piloto Geraldo Medeiros e o copiloto Tarciso Viana foram os responsáveis pela queda da aeronave.
“A tripulação, por circunstâncias até então não justificáveis, atuaram com negligência e com imprudência”, disse Ivan Lopes Sales, um dos delegados da investigação, em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (4).
Os delegados responsáveis pelo caso afirmaram que após eliminar três linhas de investigação – falha mecânica, mal súbito e atentado – passaram a analisar a manobra realizada pela tripulação no momento do pouso no Aeroporto de Caratinga.
LEIA MAIS: Maraisa para na estrada motorista que estampou rosto de Marília Mendonça em caminhão
Ivan informou que, antes do acidente, não foi feito contato com outros profissionais para a realização do pouso no aeródromo, que era desconhecido pelos pilotos. Este tipo de contato é a conduta comum nesse tipo de procedimento.
A polícia considerou ter havido homicídio culposo – quando não há intenção de matar – triplamente qualificado por parte do piloto e do copiloto, com a extinção da punibilidade devido à morte dos dois tripulantes.
O acidente
Marília Mendonça morreu em 5 de novembro de 2021, aos 26 anos, no auge de sua carreira musical. Além da sertaneja, morreram no acidente o piloto Geraldo Medeiros, o copiloto Tarciso Viana, o produtor Henrique Ribeiro e o tio e assessor da cantora, Abicieli Silveira Dias Filho.
O avião — um bimotor King Air da Beech Aircraft, fabricado em 1984 — decolou de Goiânia com destino a Caratinga, onde Marília teria uma apresentação à noite. A aeronave se chocou contra uma torre de transmissão, a 2 quilômetros da pista onde faria o pouso.
No início de setembro, a artista foi indicada ao Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Música Sertaneja com Decretos Reais, projeto póstumo. Lançado em 2022, com músicas extraídas da live Serenata (realizada pela cantora durante a pandemia de Covid-19), um dos maiores sucessos da faixa é “Leão”, além de acumular mais de 300 milhões de streamings no Spotify, está entre as 50 músicas mais ouvidas no Brasil desde o lançamento na playlist “Top 50 Brasil”.
LEIA MAIS: Equipe de Marília Mendonça homenageia cantora no dia do seu aniversário: “Um fenômeno raro”