O Ministério da Saúde informou, na noite deste sábado (7), que exonerou, a pedido, o Diretor do Departamento de Prevenção e Promoção da Saúde, Andrey Lemos. O servidor assumiu a responsabilidade pelo 1º Encontro de Mobilização da Promoção da Saúde no Brasil, onde foi vista uma apresentação chamada de “Batc*”.
O evento aconteceu na última quinta-feira (5), em Brasília. Em vídeo que teve ampla repercussão negativa na internet, uma pessoa faz uma coreografia ousada e sensual no palco, considerada “inapropriada” pelo Ministério, enquanto outra pessoa cantava uma versão da música “Batc*”, de Aretuza Lovi.
A pasta também publicou um vídeo com o posicionamento da ministra Nísia Trindade, que chamou o ocorrido de “fato inadmisssível”. “Criamos imediatamente uma curadoria para evitar que circunstâncias semelhantes ocorram nos próximos eventos da nossa pasta”, completou a ministra.
Assista:
Em nota, o Ministério da Saúde reforçou que o episódio isolado não reflete a política da pasta nem os propósitos do debate sobre a promoção à saúde realizado no 1º Encontro de Mobilização da Promoção da Saúde no Brasil.
“O evento, vinculado à Secretaria de Atenção Primária à Saúde, teve como objetivo apoiar a implementação e gestão participativa da Política Nacional de Promoção da Saúde a partir do compartilhamento de experiências entre gestores e trabalhadores de diferentes estados, com momentos dedicados à diversidade cultural”, afirma o texto.