No Brasil, principalmente nas grandes metrópoles, é comum as pessoas passarem um tempo considerável dentro do carro. Ainda mais para as pessoas que utilizam o veículo como ferramenta de trabalho, como taxistas e motoristas de aplicativos. Por isso, é preciso que o automóvel proporcione o máximo conforto possível.
Os bancos de couro, desde a criação dos carros, é um elemento presente até os dias atuais. Como o próprio nome já diz, este tipo de banco é confeccionado com couro de origem animal. Essa parte da pele, que é curtida e preservada da putrefação, transforma-se em um revestimento nobre e resistente. Mas, como todos os materiais, ele tem suas vantagens e desvantagens.
Vantagens:
Por ser um material nobre, o couro animal é simples de se higienizar. Afinal, é uma superfície que não absorve líquidos quando são derramados, além de não acumular sujeira. Isso inclusive impede a proliferação de micro-organismos como ácaros e fungos. Outra vantagem é que esse revestimento não é propenso a desenvolver odores indesejáveis, justamente por ser de fácil limpeza.
Desvantagens:
Se o fato de ser um revestimento mais nobre conta como vantagem por sua qualidade e status, torna-se uma desvantagem no quesito preço. Seu valor é mais elevado comparado a bancos automotivos de couro sintético e de tecido. Além disso, este material resseca mais facilmente do que os outros e, por isso, merece cuidados especiais. Ele requer hidratação de períodos que variam entre dois e seis meses ou até menos.
Contudo, a manutenção e conservação dos bancos não é apenas uma questão de luxo, essa prática mantém o carro valorizado e com a vida útil dos bancos maior. Dessa forma, saiba como evitar o desgaste do couro com apenas quatro dicas:
- Não estacione sob o Sol, pois a incidência do sol é um dos grandes vilões;
- Cuidado com os produtos! Aplique nos bancos de produtos adequados que não sejam a base de álcool;
- Evite roupas molhadas, principalmente se a água for do mar;
- Não deixe de levar para uma capotaria para fazer a manutenção correta e prolongar o brilho e maciez do couro.