MENU

Atriz Gabriela Duarte conta momentos de apreensão antes de sair de Tel Aviv

Cerca de mil brasileiros já pediram saída de Israel. Itamaraty também acompanha situação de três desaparecidos e um ferido.
A atriz relata os sustos que passou logo após chegar em Tel Aviv, Israel, onde foi a passeio com os filhos. (Foto: Reprodução/Instagram @gabidu)

A Embaixada brasileira em Tel Aviv já colheu os dados de cerca de 1 mil brasileiros  hospedados em Tel Aviv e em Jerusalém interessados em voltar ao Brasil. Segundo o Ministério das Relações Exteriores (MRE), a maioria é de turistas que estão em Israel. 

Até o momento, foram identificados três brasileiros desaparecidos e um ferido após o conflito. Todos são binacionais e participavam de um festival de música no distrito sul de Israel, a menos de 20 quilômetros da Faixa de Gaza. O brasileiro ferido recebeu alta do hospital hoje e se encontra bem.

O pai de Alok, DJ Juarez Petrillo, era uma das atrações do festival e conseguiu sair de lá em segurança. Foram encontrados 260 corpos na região da festa. Nos stories, o DJ postou o momento em que a rave foi interrompida pelos ataques, com muitas pessoas correndo em desespero e sons de tiros ao fundo.

Outro relato de susto veio da atriz Gabriela Duarte, que falou dos momentos de angústia ao deixar Israel em meio aos ataques do grupo Hamas. Na madrugada desta segunda-feira (9), a atriz publicou que conseguiu sair de Tel Aviv em segurança com os filhos em um voo para Praga, na República Tcheca. Antes, ela falou da experiência assustadora. Assista:

O Itamaraty diz que segue acompanhando a situação dos turistas e das comunidades brasileiras na região. A estimativa é que 14 mil brasileiros vivem em Israel e 6 mil na Palestina, a grande maioria fora da área afetada pelos ataques. 

Os interessados em voltar ao Brasil preencheram um formulário online disponível no site da embaixada. Segundo o órgão, o preenchimento do formulário não assegura direito à repatriação e a inclusão na lista de passageiros será informada posteriormente.

O governo brasileiro reservou seis aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) para a repatriação. Ainda neste domingo (8) um avião irá decolar com destino a Roma, na Itália, para trazer os brasileiros que tentam sair da Palestina ou de Israel devido ao conflito iniciado neste fim de semana. 

Várias companhias aéreas internacionais suspenderam ou restringiram os serviços de voo de ou para Tel Aviv após o ataque surpresa do Hamas contra Israel. As empresas afirmam que estão esperando que as condições de segurança melhorem.

Contatos

A Embaixada do Brasil em Tel Aviv publicou, em seu site, um formulário para inscrição de interessados nos eventuais voos de repatriação e transmitirá instruções para deslocamento ao aeroporto de Ben-Gurion à medida que se confirmarem os voos.

O governo brasileiro montou no Itamaraty estrutura para o acompanhamento da situação dos brasileiros na região. Os plantões consulares da Embaixada em Tel Aviv (+972 (54) 803 5858) e do Escritório de Representação em Ramala (+972 (59) 205 5510), com Whatsapp, permanecem em funcionamento para atender nacionais em situação de emergência.

O plantão consular geral do Itamaraty também pode ser contatado por meio do telefone +55 (61) 98260-0610.

Com informações da Agência Brasil.

17
Compartilhe:
Mercado
Clima/Tempo
Mais Lidas
Governo do Ceará combate a insegurança alimentar no Estado com o Programa Ceará Sem Fome
Ceará Credi transforma pessoas e a economia por meio de incentivo a pequenos empreendedores
Prefeitura de São Luís celebra aniversário da cidade com semana de shows e grandes atrações
Conheça as 8  fotos mais famosas do mundo e a história por trás de cada uma delas
Mais de 1000 Cozinhas Ceará Sem Fome levam alimento diário a famílias em todo o Estado
‘Evidências do Amor’, filme estrelado por Sandy e Fábio Porchat, tem ar de comédia romântica clássica
A história que você não conhece: a ligação de uma cidade cearense à Independência do Brasil
Teresina não terá aumento da passagem de ônibus, anuncia secretaria
Confira a programação de 13 de Maio, Dia de Nossa Senhora de Fátima, em Fortaleza, nesta segunda-feira
Prefeitura de Fortaleza é a primeira do Norte e Nordeste no ranking de matrículas na Educação Inclusiva

Notícias relacionadas:

WhatsApp Image 2024-09-10 at 16.04.34 (2) (1)
Diversão/Cultura
Tribunal de Justiça de SP mantém condenação de Felipe Prior por estupro e aumenta pena para oito anos 
WhatsApp Image 2024-09-10 at 14.30.36 (1) (1)
Diversão/Cultura
Deolane descumpre medidas cautelares e vai voltar para presídio em Recife
Arrasa na Major! A Urbnews viu  de pertinho o 7 de setembro com  a cearense Morgana Camila
Diversão/Cultura
Arrasa na Major! A Urbnews viu de pertinho o 7 de setembro com a cearense Morgana Camila
WhatsApp Image 2024-09-09 at 16.47.35
Diversão/Cultura
Apple anuncia iPhone 16 com recursos de IA e novo botão para tirar fotos
logo-urbnews-redondo