Os Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) em Fortaleza diminuiram 21,4% de janeiro a setembro de 2023, se comparado com o mesmo período do ano passado. Ao todo, foram registradas 513 mortes violentas neste ano, contra 563 nos nove primeiros meses de 2022.
As informações, divulgadas nesta segunda-feira (09), foram extraídas pela Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).
A redução também está presente em setembro de 2023, em Fortaleza. Foram 11 mortes violentas a menos, em comparação com o mesmo mês no ano anterior, o que representa uma redução de 15,1%. Ao todo, foram 62 CVLIs na Capital durante setembro, contra 73 no mesmo período em 2022.
Em setembro, 113 capturas de suspeitos de participação em Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) e outros crimes foram realizadas nesta ação. Outro fato importante são as apreensões de arma de fogo. Ainda na Operação Paz, 44 armas de fogo e mais de mil munições foram recolhidas. Os dados são referentes aos 30 dias das diligências que ocorreram em todo o Estado no mês de setembro.
As iniciativas acontecem, com apoio dos setores de inteligência, sob o pilar da integração entre os órgãos vinculados à SSPDS – Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), Polícia Militar do Ceará (PMCE), Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp) e Supesp.
Ceará
A redução também se estende ao Ceará. Entre janeiro e setembro deste ano, houve redução de 5,1% nos CVLIs ocorridos em todo o território estadual. Foram 2.124 mortes violentas entre janeiro e setembro de 2023, contra 2.238 casos em 2022. Considerando apenas o mês de setembro, a diminuição no Estado ficou em 4%, com 240 mortes violentas contra 250, no mesmo mês em 2022.
Com informações do Governo do Estado.