O eclipse solar anular que aconteceu neste sábado (14) em todo o Brasil, atraiu uma multidão de observadores em Fortaleza e em cidades do interior do Estado.
O público registrou nas redes sociais momentos em que pararam para acompanhar o fenômeno, que não pode ser visto a olho nu, em locais como o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e o mirante da cidade de Santana do Cariri.
Registro belíssimo do eclipse solar em Fortaleza no Ceará. Deus é o pintor do Universo e faz do céu a sua galeria de arte. Um fenômeno incrível que tive a oportunidade de vê-lo. #EclipseSolar pic.twitter.com/UAbmr056rk
— 𝐕𝐢𝐭𝐨𝐫 𝐁𝐚𝐫𝐫𝐨𝐬 (@Vitorbarrss) October 14, 2023
No X, antigo Twitter, internautas de todo o país publicaram seus registros. Como é o caso da Larissa, que assistiu ao fenômeno diretamente de João Pessoa, na Paraíba.
minha João Pessoa, que perfeição!
— lari ᶜʳᶠ (@larissacoment) October 14, 2023
#EclipseSolar pic.twitter.com/9GSW8cJvEZ
Outros já aproveitaram a ocasião para brincar e fazer piadas.
EU TO CEGO #EclipseSolar #Eclipse #Eclipse2023 pic.twitter.com/Ud01CmhqHv
— Gordon Shumway (@melmaquiano) October 14, 2023
Sobre o eclipse
Neste sábado, 14 de outubro de 2023, o Brasil e as Américas acompanharam um espetáculo celestial de tirar o fôlego: o Eclipse Anular do Sol. Este fenômeno astronômico ocorre quando a Lua se alinha entre a Terra e o Sol, e o seu diâmetro aparente é menor do que o Sol.
Assim, a sombra da Lua não cobre totalmente o Sol criando um “anel de fogo” no céu. O Brasil foi um dos privilegiados a testemunhar esse evento, com destaque para as regiões Norte e Nordeste.
O Observatório Nacional coordenou uma ação integrada nacional e internacional para observar e transmitir o Eclipse Anular do Sol. Nessa ação, os parceiros internacionais cederam as imagens do eclipse quando estiver ocorrendo na parte oeste dos EUA, parte da América Central e Colômbia.
Essa foi a primeira vez que a Astronomia brasileira participou dessa integração. Para isso, os astrônomos foram distribuídos em diversos locais da faixa de anularidade captando imagens do eclipse enquanto ele acontecia naquele local.
Com isso, uma equipe da Nasa transmitiu o eclipse solar diretamente de Juazeiro do Norte, interior do Ceará. A cidade localizada no sul do estado foi um dos melhores locais para acompanhar o fenômeno.