Quem nunca em algum momento da infância dormiu escutando alguma boa história de ninar? O hábito que embala as noites de quem não tem sono, vem ganhando uma nova modalidade. Trata-se do “Sleepcast”, uma espécie de podcast para dormir.
O diferencial dessa nova moda é o fato de que a voz que narra as famosas historinhas são de figuras conhecidas no meio artístico, como cantores e atrizes. Entre os adeptos que emprestaram suas vozes estão John Legend, Jamie Dornan, Harry Styles, Cillian Murphy, Emma Thompson e Anne Hathaway.
Um número significativo chama atenção: 30 milhões. Esse foi o alcance de ouvintes simultâneos que estavam escutando “Dream With Me”, de Harry Styles, e “Wonder”, do ator Matthew McConaughey, segundo o jornal britânico The Guardian.
Todo esse sucesso nas plataformas de streamings pode ter uma explicação, de acordo com a pesquisa “Future of Wellness” da consultora McKinsey, onde ela fala sobre a preocupação dos consumidores com o bem-estar.
Entre as categorias levantadas, dormir melhor com novos serviços e produtos é uma demanda de metade dos consumidores do mundo. Além disso, esse é um dado da pesquisa que reflete no Brasil, tendo em vista que de 45% a 55% dos consumidores brasileiros, adquirem um produto após ser divulgado por influenciadores.
Quais os benefícios do Sleepcast para o sono, afinal?
Somente no Brasil, 72% das pessoas sofrem com alterações no sono, segundo estudos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). E com a popularidade do Sleepcast aumentando, acabam surgindo dúvidas. Será que essa nova moda entre as celebridades realmente auxilia para que o sono venha com facilidade?
Várias plataformas de streaming apostam na ideia de que sim, ajudam. Um exemplo é o aplicativo Headspace, no qual possui vários conteúdos – entre eles os famosos ‘Sleepcasts’ – para ajudar no seu relaxamento e pode ser baixado tanto no celular, como no tablet.
No ponto de vista científico, de acordo com teste feito com o mesmo aplicativo, foi apurado que as meditações guiadas podem contribuir para melhorar a concentração, diminuir a intensidade do estresse e trazer mais bem-estar para o dia a dia.
Com tantos brasileiros com o sono desajustado fica o questionamento: será que essa moda pega por aqui?
A pesquisa ainda sugere que esses efeitos são potencialmente duráveis. Com sessões de 10 a 20 minutos, as pessoas reportaram uma melhora muito significativa nos sentimentos de angústia e pressão, principalmente provenientes do trabalho.