O governador Elmano de Freitas (PT) assinou, um projeto de lei que autoriza a reforma e restauro de obras no Museu do Ceará. A ação está sendo possível a partir do repasse de R$ 4,5 milhões, provenientes de recursos do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos do Estado do Ceará (FDID), regulado pelo Ministério Público do Ceará.
“A assinatura dessa mensagem, que está sendo enviada à Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) é uma decisão política já tomada. Tenho a honra de ser governador e assinar essa mensagem junto ao procurador-geral. Então, estamos aqui para garantir uma restauração célere, e que acima de tudo, tenha qualidade’, disse o chefe do executivo cearense.
Elmano disse ter noção do desafio, mas não tinha “dúvidas que efetivamente devolveremos ao povo cearense um museu da altura que eles merecem”.
Fechado desde 2019, a reforma do Museu do Ceará é aguardada há bastante tempo por profissionais da cultura do Estado. A secretária de Cultura, Luísa Cela, comemorou a ação e chamou o dia de “muito feliz” para a cultura cearense.
“Logo que cheguei, eu disse que o Museu do Ceará seria prioridade para resolvermos todos os problemas, deixar o acervo em um lugar seguro, para que a equipe pudesse trabalhar com uma dignidade e com materiais necessários. Então temos buscado assegurar uma boa infraestrutura cultura, para podermos garantir cultura ao povo cearense. Estamos muito felizes com isso que estamos fazendo aqui, a sociedade reivindica muito a reabertura do Museu do Ceará”, comemorou Luísa.