MENU

150 brasileiros aguardam repatriação e Biden promete $100 mi em ajuda humanitária

Na sexta-feira (20), 20 caminhões com ajuda humanitária para a população de Gaza devem entrar pela fronteira com o Egito.
Brasileiros na Faixa de Gaza, aguardando retorno para o Brasil via Egito. (Foto: Itamaraty/Divulgação)

A crise humanitária em Gaza tem sido o foco das atenções recentes. O território palestino está cercado e sofrendo bombardeios das forças militares de Israel desde a eclosão de um novo conflito no último dia 7, quando o Hamas promoveu uma série de ataques em território israelense, que resultou na morte de centenas de civis e provocou uma forte contraofensiva.

Na manhã desta quinta-feira (19), foi revelado que 20 caminhões com ajuda humanitária para a população de Gaza poderão entrar pela fronteira de Rafah, com o Egito. A entrega de bens essenciais, que deve começar nesta sexta-feira (20), é resultado de acordo alcançado entre o presidente do Egito, Abdul Fatah Khalil Al-Sisi, e o presidente dos EUA, Joe Biden.

Biden também afirmou que os EUA irão fornecer 100 milhões de dólares em novos financiamentos para ajuda humanitária aos palestinos na Faixa de Gaza e na Cisjordânia. Ele disse ainda que irá pedir ao Congresso americano uma ajuda sem precedentes para impulsionar Israel na luta contra o Hamas.

Quem também tem feito diversas interlocuções com o Egito, que faz fronteira com a Faixa de Gaza, é o governo brasileiro. O governo egípcio convidou o Brasil para participar de uma cúpula com outros países para discutir a guerra entre Israel e o grupo Hamas. A lista oficial dos países participantes ainda não foi divulgada.

No último fim de semana, Lula falou por telefone com o presidente do Egito. Um avião da Presidência da República está no país e aguarda para fazer a repatriação de cerca de 30 brasileiros que estão em Gaza, perto da fronteira com o Egito. A travessia da fronteira ainda não foi autorizada.

“Depende um pouco de uma série de questões. Tanto do lado de Israel, também das autoridades de Gaza, quanto do lado do Egito, para se chegar a um acordo”, destacou o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.

Mais repatriados em Israel

Além desses 30 brasileiros em Gaza, outros 120 aguardam a repatriação em Israel. O Brasil já retirou da região do conflito no Oriente Médio um total de 1.135 brasileiros por meio da Operação Voltando em Paz, iniciativa do governo brasileiro para trazer nacionais que desejam sair da zona de guerra.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores (MRE), o próximo voo que deve trazer os brasileiros será feito por um KC-30, da FAB, com capacidade para mais de 200 pessoas. Isso vai permitir o transporte de todos os brasileiros em Israel mais 15 estrangeiros da Argentina, do Uruguai, Paraguai e da Bolívia que pediram ajuda ao Brasil para sair da região.

Na madrugada desta quinta-feira (19), pousou no Rio de Janeiro o avião da Força Aérea Brasileira (FAB) KC-30 procedente de Tel Aviv, em Israel. Ele trouxe 219 brasileiros repatriados da zona de guerra no Oriente Médio e 11 animais de estimação.

Com informações da Agência Brasil.

11
Compartilhe:
Mercado
Clima/Tempo
Mais Lidas
Governo do Ceará combate a insegurança alimentar no Estado com o Programa Ceará Sem Fome
Ceará Credi transforma pessoas e a economia por meio de incentivo a pequenos empreendedores
Mais de 1000 Cozinhas Ceará Sem Fome levam alimento diário a famílias em todo o Estado
A história que você não conhece: a ligação de uma cidade cearense à Independência do Brasil
Conheça as 8  fotos mais famosas do mundo e a história por trás de cada uma delas
Prefeitura de Fortaleza é a primeira do Norte e Nordeste no ranking de matrículas na Educação Inclusiva
Relíquias de Santa Teresinha poderão ser visitadas por Fortaleza a partir desta quinta (25)
Confira a programação de 13 de Maio, Dia de Nossa Senhora de Fátima, em Fortaleza, nesta segunda-feira
Confira os horários das missas nas paróquias de Fortaleza durante a Semana Santa
Nova série da Urbnews traz vidas transformadas por ações do Governo do Ceará

Notícias relacionadas:

foto site (54)
Carlo Acutis: quem foi o beato padroeiro da internet que poderá se tornar santo pelo Vaticano
Design sem nome (4)
Companhia aérea inaugura voos onde cães só viajam no banco e com serviço de bordo
Design sem nome (5)
Palco desaba em comício com candidato à presidência do México e deixa 9 mortos
Fotos-2-4
Procurador do Tribunal Internacional pede prisão de Netanyahu e líderes do Hamas
logo-urbnews-redondo