Cada vez mais focada em suas iniciativas espaciais, conseguindo até pousar uma sonda no polo Sul da Lua em agosto último, a Índia agora deve buscar novos e ambiciosos objetivos, incluindo o estabelecimento da ‘Bharatiya Antariksha Station’ (Estação Espacial Indiana) até 2035 e o envio do primeiro indiano à Lua até 2040.
O Primeiro-Ministro indiano Shri Narendra Modi deu detalhes, na última terça-feira (17), do progresso da Missão Gaganyaan da Índia e da visão de futuro para os esforços de exploração espacial do país. Estão planejados cerca de 20 testes, incluindo 3 missões não tripuladas do Veículo de Lançamento Qualificado para Humanos (HLVM3).
O primeiro voo de demonstração do Veículo de Teste do Sistema de Escape da Tripulação está programado para este fim de semana. O lançamento está previsto para às 11h30 (horário de Brasília) desta sexta-feira (20). O evento poderá ser acompanhado ao vivo no canal de Youtube “ISRO Official“.
Mission Gaganyaan:
— ISRO (@isro) October 19, 2023
TV-D1 Test Flight
The test flight can be watched LIVE
from 0730 Hrs. IST
on October 21, 2023
at https://t.co/MX54CwO4IUhttps://t.co/zugXQAYy1y
YouTube: https://t.co/75VtErpm0H
DD National TV@DDNational#Gaganyaan pic.twitter.com/ktomWs2TvN
O Primeiro-Ministro expressou confiança nas capacidades da Índia e reafirmou o compromisso da nação em atingir novas alturas na exploração espacial. A última reunião de progresso avaliou a prontidão da Missão Gaganyaan, confirmando o lançamento de um veículo tripulado ainda em 2025.
Narendra Modi também convocou os cientistas espaciais indianos, que já estão desenvolvendo um roteiro para a exploração da Lua, a trabalharem em missões interplanetárias que incluiriam uma Missão Orbitadora de Vênus e um Aterrissador em Marte.