MENU

Artesanato cearense de escultura em madeira é exposto no Museu do Louvre, em Paris

As cinco obras selecionadas falam sobre lendas populares, religiosidade e do cenário urbano da região do Cariri.
As obras de cinco artesãos que trabalham com escultura em madeira foram selecionadas para ficarem em exposição no museu mais famoso do mundo. (Foto: Ascom Secult)

O artesanato cearense desembarcou neste fim de semana em Paris, mais especificamente no Museu do Louvre. As obras de cinco artesãos que trabalham com escultura em madeira foram selecionadas para ficarem em exposição no museu mais famoso do mundo de sexta-feira (20) até este domingo (22).

A mostra é realizada pela Divine Académie Française des Arts Lettres et Culture, presidida pela jornalista e produtora brasileira Diva Pavesi. Os artesãos foram selecionados pela Secretaria da Proteção Social, por meio da Central de Artesanato do Ceará (CeArt). Destes, três acompanharam a exposição em Paris.

A curadoria selecionou cinco esculturas em madeira que falam sobre a arte popular do Cariri. Os artesãos que participam são Silvana Maria dos Santos, Raimundo Caetano (Racar), Francisco Graciano, Aparecido Gonzaga (Din) e Paulo Sérgio de Souza.

“Ficamos muito felizes com o convite para apresentar a arte cearense no Museu do Louvre, em Paris. Essa é, sem dúvida, uma oportunidade única de mostrar a história e a identidade do povo cearense, a partir dos nossos artesãos e artesãs, verdadeiros artistas da cultura popular”, destaca a secretária Onélia Santana, que participou da abertura da exposição.

Entre as obras selecionadas, estão o Divino Espírito Santo (Silvana), Reisado Jaraguá (Racar), Beata (Graciano), Romaria (Din) e Favela (Paulo Sérgio). As cinco obras falam sobre lendas populares, religiosidade e do cenário urbano da região do Cariri.

“Essas peças falam do imaginário, da representatividade cultural. Algumas delas são tradições passadas de mãe e pai para seus filhos e filhas. Estamos mostrando a força, a religiosidade e a identidade do nosso Cariri. Nosso desejo é mostrar a madeira e, em breve, podermos mostrar a renda, o crochê e as tantas outras tipologias de artesanato que temos no Ceará”, destaca.

Central de Artesanato do Ceará (CeArt)

A Central de Artesanato do Ceará (CeArt) é vinculada à Secretaria da Proteção Social e executa políticas públicas destinadas ao artesanato cearense. Nos últimos anos, o Governo do Ceará promoveu importantes conquistas para o artesanato, como a isenção de ICMS; a emissão das identidades artesanais em papel moeda, dando segurança e credibilidade ao documento; inaugurou a Casa do Artesão Cearense para aqueles artesãos que vêm do interior para viagens de média duração; implantou a Certificação de Autenticidade dos Produtos Artesanais e de Reconhecimento das Obras de Arte Popular Cearenses, o chamado Selo Ceart; e inaugurou seis lojas para comercialização dos produtos, incluindo e-commerce.

Com informações do Governo do Estado.

11
Compartilhe:
Mercado
Clima/Tempo
Mais Lidas
Governo do Ceará combate a insegurança alimentar no Estado com o Programa Ceará Sem Fome
Ceará Credi transforma pessoas e a economia por meio de incentivo a pequenos empreendedores
Mais de 1000 Cozinhas Ceará Sem Fome levam alimento diário a famílias em todo o Estado
A história que você não conhece: a ligação de uma cidade cearense à Independência do Brasil
Prefeitura de Fortaleza é a primeira do Norte e Nordeste no ranking de matrículas na Educação Inclusiva
Conheça as 8  fotos mais famosas do mundo e a história por trás de cada uma delas
Relíquias de Santa Teresinha poderão ser visitadas por Fortaleza a partir desta quinta (25)
Confira os horários das missas nas paróquias de Fortaleza durante a Semana Santa
Confira a programação de 13 de Maio, Dia de Nossa Senhora de Fátima, em Fortaleza, nesta segunda-feira
Nova série da Urbnews traz vidas transformadas por ações do Governo do Ceará

Notícias relacionadas:

foto site berg (19)
Organização do Fortal afirma que embargo sofrido afeta menos de 10% da área do evento
sarto ordem de serviço mercado central
Sarto assina Ordem de Serviço do Mercado Central de Fortaleza nesta sexta (17)
foto site berg (16)
“Vamos continuar em greve e intensificar nossas ações”: greve dos docentes das universidades federais do Ceará é mantida
etufor-realiza-fusao-de-linhas-de-onibus-nos-bairros-aracape-e-passare-em-fortaleza-scaled-2
Sarto anuncia 52 novos ônibus e 10 novas rotas em Fortaleza a partir desta quinta (16)
logo-urbnews-redondo