424 profissionais da saúde foram empossados pelo Governo do Estado do Ceará atendendo à convocação realizada no fim de setembro, para atuarem nas unidades da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). A posse, que ocorreu no Theatro José de Alencar, cumpre a segunda etapa de incorporação de 6.000 servidores aprovados no concurso público para a área, realizado em 2021.
A solenidade aconteceu nesta sexta-feira (27), e contou com a participação de membros da Secretaria da Saúde do Ceará, além de representantes do Governo e familiares dos empossados. Também estiveram presentes a deputada Federal, Luizianne Lins, junto da deputada estadual, e representante da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Larissa Gaspar.
A primeira convocação dos servidores, realizada em maio deste ano, foi direcionada à parte administrativa da área da saúde, com analistas e assistentes de gestão, junto de alguns profissionais das áreas de enfermagem, saúde bucal e radiologia.
Nesta segunda convocação, as unidades da Sesa estão recebendo médicos de 14 especialidades, como enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, perfusionistas, psicólogos, e técnicos em farmácia. Eles estarão lotados no HGF, Hospital de Messejana (HM), Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS), Coordenadoria de Vigilância Sanitária e Samu 192 Ceará.
A secretária da Saúde do Estado, Tânia Mara Coelho, participou da cerimônia e representou o Governador Elmano de Freitas na ocasião. Ela ressaltou a importância de possuir profissionais concursados trabalhando nas unidades de saúde do Estado, e também destacou que “o que vamos fazer agora é o fortalecimento do SUS, e fortalecer o atendimento às pessoas que mais precisam”.
“É super importante esse momento. Nós estamos reforçando o nosso painel de trabalhadores nas nossas unidades, com servidores, e esse chamamento agora foi só para profissionais da saúde da área assistencial, enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos, outras categorias”, reforçou a secretária.
De acordo com o Decreto nº 35.409, de 2 de maio deste ano, 2.000 profissionais serão chamados até o fim de 2023, com previsão de mais 800 servidores em dezembro. Outros 3.000 serão convocados até 2026; sendo 1.000 em 2024, 1.000 em 2025 e 1.311 em 2026.