Nesta segunda-feira (30), o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, participa de mais uma reunião no Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU), em Nova York. O encontro, em caráter de emergência, pretende debater os conflitos entre Israel e o grupo Hamas.
O Brasil preside o colegiado até o dia 31 de outubro. Essa será mais uma tentativa de encontrar maneiras para garantir a segurança e o acesso da população de Gaza à assistência humanitária.
No sábado (38), o Escritório de Representação do Brasil em Ramallah, na Cisjordânia, informou que retomou contato telefônico com os brasileiros que estão nas cidades de Rafah e Khan Yunis, no sul da Faixa de Gaza.
O grupo é formado por 34 pessoas, sendo 24 brasileiros, sete palestinos em processo de imigração e três palestinos familiares. Eles aguardam sinal verde do governo egípcio para serem resgatados e retornarem ao Brasil.
Desde a primeira reunião do Conselho de Segurança para debater o avanço da guerra, quatro projetos de resolução foram vetados pelos países membros do órgão das nações unidas. Foram duas propostas da Rússia, uma dos Estados Unidos e outra do Brasil.
Mais de 8 mil pessoas já morreram desde o início dos conflitos, entre israelenses e palestinos. Os Estados Unidos e a Europa, que apoiam Israel, já pediram para que outros países não se envolvam na guerra.
Com informações da Agência Brasil