Mil sutiãs especiais para mulheres mastectomizadas, que realizaram a cirurgia de retirada da mama, serão distribuídos nesta segunda-feira (30) pela Prefeitura de Fortaleza. A entrega será feita a partir das 15h, no Hospital da Mulher de Fortaleza (Hospital e Maternidade Dra. Zilda Arns Neumann).
A ação é realizada por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE), e faz referência ao Outubro Rosa, mês de prevenção contra o câncer de mama. A fabricação das peças está por conta do Projeto Costurando o Futuro, que visa contribuir para a autoestima das mulheres que, após passarem pelo procedimento, não encontram sutiãs adequados.
Segundo Cássia Vasconcelos, coordenadora do projeto, essas peças especiais têm o objetivo de trazer mais conforto, facilitando a respiração da pele e acelerando a cicatrização de cortes cirúrgicos.
“Por trabalhar com mulheres e as incentivando a fazer o autoexame, nós entendemos que é necessário trabalhar a autoestima. Uma mulher mastectomizada que foi acometida pelo câncer de mama, muitas vezes não tem a condição de ter um sutiã adaptado”, explica.
Para as costureiras, esse é um momento essencial de ajuda com as outras mulheres, e que boas ações como essas devem ocorrer com mais frequência. “Ninguém sabe o dia de amanhã, então vai ser um presente para quem vai receber e para nós que estamos fazendo”, diz Rosemary Costa, participante do Costurando o Futuro.
A iniciativa conta com apoio da Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, através da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres e da Secretaria Municipal da Saúde.
Serviço
Entrega de 1.000 sutiãs para mulheres mastectomizadas
Data: 30/10 (segunda-feira)
Horário: 15h
Local: Hospital da Mulher de Fortaleza (Rua George Rocha, 50 – Demócrito Rocha)
Informações: (85) 9.98739-3052 (Whatsapp – não recebe ligações)