A Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Joaquim Bastos Gonçalves, localizada em Carnaubal, no Ceará, ficou em 1º lugar no World’s Best School Prizes (Prêmio Melhores Escolas do Mundo). A unidade de ensino concorreu na categoria “Apoiando vidas saudáveis”, com o projeto “Adote um Estudante”, ação voltada à saúde mental dos alunos.
O World’s Best School Prizes foi criado pela T4 Education e apoiado pela Fundação Lemann para compartilhar boas práticas que estão transformando a vida dos estudantes e fazendo diferença nas comunidades onde as escolas estão inseridas. Nesta edição, 108 países participaram do prêmio, e é a primeira vez que o Brasil é agraciado.
O prêmio, criado em 2022, tem cinco categorias: ação ambiental; inovação; superação de adversidades; colaboração comunitária e apoiando vidas saudáveis. Em cada uma, três escolas foram selecionadas como finalistas. Os vencedores de cada categoria foram escolhidos por uma academia de juízes especializados e ganharam 50 mil dólares, aproximadamente R$ 250 mil.
O prêmio concedido à escola cearense levou em conta suas ações para proporcionar a reintegração dos alunos à sociedade desde a pandemia da Covid-19. Ela desbancou as outras duas finalistas da categoria Apoiando Vidas Saudáveis: a IMG Academy (EUA) e a Cardiff Sixth Form College (Reino Unido).
Ação socioemocional
A EEMTI Joaquim Bastos Gonçalves criou em setembro de 2021 o projeto Adote um Aluno ao perceber alunos ansiosos com a reabertura da sociedade após o fim das medidas de isolamento social implementadas em decorrência da pandemia de Covid-19. Na própria escola, houve registro de estudantes diagnosticados com problemas emocionais graves, incluindo automutilação.
O projeto permitiu a identificação desses casos e a assistência psicológica. Os pais também foram envolvidos na iniciativa. Psicólogos voluntários, de diversas partes do Brasil, ofereciam atendimentos via Google Meet, possibilitando aos alunos receber assistência psicológica de forma individual. Além dessa vertente, o projeto também oferta atividades de esporte e oficinas de teatro, dança, pintura e crochê.
Em 18 meses, o número de atendidos pelo projeto caiu 67% e os beneficiados ao longo desse período relataram melhorias em sua autoestima e em seu bem-estar. Atualmente, menos de 10 estudantes ainda são atendidos. Além de melhorar a vida dos alunos, a iniciativa também aumentou a sensibilidade da comunidade escolar para a importância da saúde mental.
Outras escolas na premiação
Além da Escola Joaquim Bastos Gonçalves, a rede estadual cearense contou com a participação da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Jaime Tomaz de Aquino, situada em Beberibe, que ficou na lista do top 10 no Prêmio, na categoria “Ação ambiental”.
Outra escola brasileira também foi vencedora no World’s Best School Prizes 2023. A Escola Municipal Professor Edson Pisani, de Belo Horizonte, ganhou o Prêmio Escolha da Comunidade, por votação popular. Ela integrará o novo programa Melhor Escola para Trabalhar da T4 Education, que dá suporte para que a instituição consiga atrair e reter bons professores.
A Edson Pisani situa-se no Aglomerado da Serra, uma das maiores favelas da capital mineira. A instituição tornou-se uma das finalistas da categoria Escolha da Comunidade pelas suas ações voltadas para a defesa dos direitos de seus alunos e para a mobilização da comunidade escolar e da vizinhança, com o objetivo de coordenar com autoridades públicas melhorias para sua região.
O Prêmio Melhores Escolas do Mundo 2024 já está com inscrições abertas. Até 23 de fevereiro do próximo ano, instituições poderão apresentar suas candidaturas online por meio do portal da iniciativa.
Com informações do Governo do Estado e Agência Brasil.