No relatório fiscal da companhia para o terceiro trimestre de 2023, o Pinterest apresentou o seu recorde de usuários ativos mensais. Ao todo, a média no período foi de 482 milhões de pessoas na plataforma ao menos uma vez por mês, com um crescimento de 8% em relação ao mesmo período do ano passado.
Após a divulgação dos resultados trimestrais que excederam as previsões de lucro e receita, as ações da Pinterest Inc. experimentaram um salto de quase 16%. Boa parte desses números vieram de usuários da geração Z, que é a considerada atualmente a faixa etária mais engajada e de crescimento mais rápido. Segundo o relatório revelado pela rede social, esse público que acaba de criar uma conta salva duas vezes mais conteúdo no seu primeiro ano de Pinterest do que os mais antigos.
Bill Ready, CEO do Pinterest, destacou em um comunicado: “Nossos negócios ganharam velocidade no terceiro trimestre, com crescimento impressionante da receita, expansão das margens e aumento robusto dos usuários ativos mensais globais”, destacou ele.
A situação é considerada ainda mais surpreendente, pois os números são maiores que o período de início da pandemia da covid-19, quando o consumo de redes sociais em geral aumentou por causa dos cuidados sanitários que envolviam ficar em casa.
História do Pinterest:
Lançado em 2010, o Pinterest se estabeleceu aos poucos como uma fonte de receitas, dicas para a casa, inspirações para design ou estilo de vida e outras ideias, sendo usado tanto por profissionais de áreas de criação quanto quem gosta de colecionar referências de moda, arte ou decoração, por exemplo.
Além disso, o termo surgiu através da junção das palavras pin (alfinete) e interest (interesse), usando a ideia de que você organiza no seu mural tudo o que te desperta interesse, remetendo aos antigos murais de cortiça nos quais se prende as fotos com alfinete.