A atriz, cantora e apresentadora Lolita Rodrigues, que foi uma das pioneiras da TV no Brasil, morreu na madrugada deste domingo (5) em João Pessoa, cidade onde morava com a filha desde 2015. A icônica atriz não resistiu a uma pneumonia e veio a óbito às 4h30 da manhã.
A filha da atriz, Sílvia Rodrigues, confirmou a morte da mãe e disse que o corpo de Lolita será cremado ainda neste domingo (5/11) numa cerimônia restrita apenas à família. Ela disse também que a mãe lutava contra um diagnóstico de pneumonia há cerca de um mês.
Filha de imigrantes espanhóis, Lolita Rodrigues nasceu em 1929, em Santos, no litoral paulista. Ela começou a carreira artística ainda jovem, aos 10 anos, quando participou de sua primeira radionovela, na rádio Record. Ao longo dos anos, participou de diversos programas, vencendo dois troféus Roquette Pinto de Melhor Cantora.
Além disso, a artista ganhou destaque nos anos 1950 ao cantar o hino da TV brasileira no programa de estreia da TV Tupi e apresentar os programas “Almoço com as Estrelas” e “Clube dos Artistas”. Em seu último trabalho na TV, a artista interpretou Noêmia, avó de Luciana (Alinne Moraes), na novela Viver a Vida (2009).
O escritor Walcyr Carrasco usou as redes sociais para lamentar a morte da artista. “Mais uma notícia triste nesta semana. Descanse em paz, minha querida e eterna Lolita Rodrigues, uma das grandes pioneiras da TV brasileira. A arte está de luto! Meus sentimentos aos familiares, admiradores e amigos!”, publicou ele. Além de Walcyr, artistas, jornalistas e fãs como Lilian Cabral, Cláudia Raia, Cid Moreira, entre outros, prestaram homenagem a ela.