MENU

“Mussum, o filmis”: Conheça o elenco e curiosidades sobre a cinebiografia do Trapalhão

O longa vem pelas mãos de Silvio Guindane e Ailton Graça, que estream nos cinemas como diretor e protagonista, respectivamente.
Estrelada por Ailton Graça, a cinebiografia de Mussum foi inspirada no livro “Mussum: Uma História de Humor e Samba", de Juliano Barreto. (Foto: Reprodução/Instagram @telecine)

A comédia nacional chega às telonas de forma diferente. Estreou nos cinemas o longa “Mussum, o filmis”, que narra a história de vida do humorista e músico Antônio Carlos Bernardes Gomes, também conhecido como Mussum. Ele foi membro da trupe Os Trapalhões, que fez sucesso nas décadas de 1970 e 1980 na televisão brasileira, e também do grupo musical “Os Originais do Samba”.

Nascido no morro da Mangueira, o carioca encantava a todos por onde passava pelo seu carisma e sua naturalidade frente ao grande público. Tinha orgulho de ser negro e adorava uma boa cachaça, a qual apelidava carinhosamente de “mé”. É um dos grandes gênios consagrados da comédia nacional e até hoje é marcado carinhosamente na lembrança de todos que assistiram suas trapalhadas.

O longa-metragem vem pelas mãos de Silvio Guindane e Ailton Graça, que estrearam na direção e como protagonista de um filme, respectivamente. Para o ator, é uma grande alegria viver um dos seus ícones de infância, que o influenciou a ingressar na atuação e na maneira de lidar com a vida.

“O Mussum influenciou a minha vida de muitas maneiras, uma delas é que eu sou Mangueirense por causa dele, além de ser esse cara que enfrenta a vida sempre com um sorriso no rosto, isso para mim era fantástico. Um grande escudo da vida dele era o sorriso e olhar que ele usava para enfrentar tudo “, destaca o ator.

Com esse histórico, não é difícil de imaginar que uma obra sobre sua vida iria surgir. Por isso, a UrbNews traz curiosidades sobre o filme, e também quem são os atores por trás dos personagens desse longa:

“Kid Mumu da Mangueira”

A cinebiografia de Mussum foi inspirada no livro “Mussum: Uma História de Humor e Samba”, de Juliano Barreto, que mostra ao público momentos marcantes da vida do personagem, mas também episódios pessoais do trapalhão. Alguns desses temas são: a carreira musical de Mussum ao lado dos Originais do Samba, a relação dele com a família, carreira na Aeronáutica e o trabalho em “Trapalhões”.

O filme foi rodado entre fevereiro e março de 2022, contando com o orçamento de R$ 11 mihões. Em agosto deste ano, o filme foi um dos grandes premiados no 51º Festival de Gramado, um dos mais tradicionais festivais de cinema do Brasil. Ele levou seis Kikitos e uma menção honrosa, incluindo o prêmio máximo de Melhor Filme.

As premiações ainda contaram com os títulos de Melhor Ator e Melhor Ator Coadjuvante, para Ailton Graça e Yuri Marçal, que interpretam Mussum na fase adulta. A obra ainda levou as estatuetas nas categorias Melhor Trilha Musical e Melhor Atriz Coadjuvante para a veterana Neusa Borges, que interpreta a mãe de Antônio Carlos, Dona Malvina.

Elenco de “pesis”

E para contar essa história, nada melhor que um elenco tão afiado quanto. O protagonista é vivido por Ailton e Yuri quando adulto, e pelo ator mirim Thawan Lucas Bandeira na sua fase da infância. A divisão temporal também recai sobre Cacau Protásio e Neusa Borges que interpretam a mãe de Mussum. O time de intérpretes ainda conta com as atrizes Jeniffer Dias, Késia, Luiza Rosa, Mary Sheila e Cinnara Leal, que vive a mulher do protagonista.

Já no time dos Trapalhões, os quatro comediantes são interpretados pelos atores Gero Camilo, o Didi, Felipe Rocha, o Dedé, e Gustavo Nader, o Zacarias. Christiano Torreão dá vida ao Sargento Pincel.

Outros grandes personagens da cultura popular brasileira também aparecem no filme. São eles: Chico Anysio (Vanderlei Bernardino), Maurício Sherman (Paulo Mathias Jr.), Grande Otelo (Nando Cunha), Alcione (Clarice Paixão), (Jorge Ben Jor) Ícaro Silva, (Cartola) Flávio Bauraqui, (Elza Soares) Larissa Luz, (Garrincha) Wilson Simoninha e Boni (Augusto Madeira).

29
Compartilhe:
Mercado
Clima/Tempo
Mais Lidas
Governo do Ceará combate a insegurança alimentar no Estado com o Programa Ceará Sem Fome
Ceará Credi transforma pessoas e a economia por meio de incentivo a pequenos empreendedores
Mais de 1000 Cozinhas Ceará Sem Fome levam alimento diário a famílias em todo o Estado
A história que você não conhece: a ligação de uma cidade cearense à Independência do Brasil
Conheça as 8  fotos mais famosas do mundo e a história por trás de cada uma delas
Prefeitura de Fortaleza é a primeira do Norte e Nordeste no ranking de matrículas na Educação Inclusiva
Relíquias de Santa Teresinha poderão ser visitadas por Fortaleza a partir desta quinta (25)
Confira os horários das missas nas paróquias de Fortaleza durante a Semana Santa
Confira a programação de 13 de Maio, Dia de Nossa Senhora de Fátima, em Fortaleza, nesta segunda-feira
Nova série da Urbnews traz vidas transformadas por ações do Governo do Ceará

Notícias relacionadas:

foto site (38)
Whindersson Nunes se apresenta em Fortaleza neste sábado, confira quem são os convidados
Fotos (1)
Rock In Rio 2024: ingressos para o festival de música chegam a R$ 795 por dia
foto site (37)
Com tendência rooftop, Terrazo Bar abre as portas no Eusébio (CE) nesta sexta-feira (24)
tony-ramos-deixa-cti-apos-cirurgia-de-emergencia44_00521554_0_202405191427
Tony Ramos recebe alta de hospital após passar por duas cirurgias, diz boletim médico
logo-urbnews-redondo