A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), aprovou nesta quarta-feira (8), o projeto de lei que estabelece o Passe Livre Estudantil na Capital. Enviado em setembro deste ano à Casa Legislativa pelo prefeito José Sarto (PDT), a proposta foi aprovada de forma unânime, com 40 votos favoráveis.
A medida prevê dois bilhetes gratuitos por dia útil para cada aluno portador da Carteira Estudantil. A proposta agora segue para a sanção do prefeito. Conforme projeções da Prefeitura, de imediato, o benefício deve se estender às 340 mil carteiras de estudante já emitidas.
O vereador Carlos Mesquita (PDT), líder do prefeito na Câmara disse que Sarto “fez diferente de outros gestores ao garantir que todos os estudantes tenham acesso ao benefício, ao invés de estabelecer critérios, como a distância da residência do aluno à escola”.
Na época que enviou o projeto para a Câmara, Sarto afirmou que essa é uma política também para desonerar o orçamento familiar. “Existem mães que precisam arcar com várias passagens para seu filho, ou mesmo que possuem mais de um filho. Isso não gera só economia, mas um fator de estímulo pedagógico”, afirmou.