Será lançada em Fortaleza nesta quinta-feira (9), às 14h, a Escola de Formação Tecnológica Favela EduTech. O evento será realizado na sede da Cufa, no Barroso II, e contará com as presenças do Ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), Silvio Almeida, e do Reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Custódio Almeida, entre outras autoridades.
“A Favela EduTech foi pensada no intuito de executar projetos de formação tecnológica, no formato didático de cursos de qualificação, com foco estratégico para atender pessoas em territórios marcados pela vulnerabilidade social”, destaca Piqqueno, presidente da Cufa Ceará.
A Favela EduTech também irá incentivar ações que promovam a economia e a renda, com iniciativas vinculadas à formação de lideranças, educação financeira e democratização do acesso a tecnologias. Segundo a Cufa, a estratégia é “desenvolver a economia na base da pirâmide social, com a premissa de que o cidadão é um agente da transformação de seu território”.
Sobre a Cufa
Presente há mais de 20 anos nas favelas brasileiras, a Central Única das Favelas (Cufa) promove atividades nas áreas de educação, lazer, esportes, cultura e cidadania, utilizando ferramentas como grafite, DJ, break, rap, audiovisual, basquete de rua, literatura, entre outros.
Além disso, promove, produz, distribui e veicula a cultura hip hop por meio de publicações, discos, vídeos, programas de rádio, shows, concursos, festivais de música, cinema, oficinas de arte, exposições, debates e seminários, promovendo a integração e inclusão social.
Entre os principais projetos da instituição destacam-se o Hutúz Rap Festival, maior evento de hip-hop da América Latina; a LIBRA, a Liga Internacional de Basquete de Rua; a Taça das Favelas, maior campeonato de futebol entre favelas do mundo; e o projeto Mães da Favela, que fornece atualmente cestas básicas e vale-gás para as chefes de família.
Serviço
Data: 9 de novembro de 2023 (quinta-feira)
Horário: 14h
Local: Sede da Cufa (Rua Regina de Fátima, 382, Barroso II, Passaré)