A Black Friday, que acontece nesta sexta-feira (24), é uma data amplamente aguardada por consumidores, conhecida por suas ofertas tentadoras e descontos significativos. Porém, junto com as oportunidades de economia, também surgem os oportunistas que tentam enganar e explorar os consumidores por meio de golpes cibernéticos, sendo o “Golpe do Link Fácil” um deles.
“Muitas vezes por meio de redes sociais e aplicativos de mensagens como o WhatsApp. Os golpistas criam links maliciosos que, aparentemente, direcionam os usuários para promoções irresistíveis, mas, na realidade, são armadilhas destinadas a roubar informações pessoais e financeiras”, explica Jefferson Farias, CEO da Golden Cloud Technology.
Os hackers podem comprometer suas contas, tornando-as inacessíveis. É comum que as redes sociais sejam bloqueadas como parte do esquema de fraude, dificultando a comunicação com amigos e familiares. Muitas vezes os golpistas tentam clonar contas do WhatsApp para se passar por você e pedir dinheiro a seus contatos.
Como evitar o “Golpe do link fácil” e outros semelhantes:
Desconfie de ofertas inacreditáveis: Se a oferta parece boa demais para ser verdade, é provável que seja. Consulte o site oficial da loja para verificar a autenticidade da promoção.
Verifique a Legitimidade: Certifique-se de que os links e mensagens promocionais sejam de fontes confiáveis, como o site oficial da loja ou perfis sociais verificados.
Mantenha seus Dispositivos Atualizados: Mantenha seu sistema operacional, aplicativos e antivírus atualizados para se defender contra malware.
Habilitar Autenticação de Dois Fatores: Utilize a autenticação de dois fatores sempre que possível para garantir que suas contas estejam protegidas.
Desconfie de mensagens suspeitas: Se você receber mensagens suspeitas de contatos pedindo informações pessoais ou financeiras, verifique a autenticidade entrando em contato diretamente com a pessoa por outra via.
Relate Golpes: Denuncie qualquer atividade suspeita ou golpes cibernéticos às autoridades locais e às redes sociais para evitar que outros caiam na mesma armadilha.
No Ceará, denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). É possível realizar diretamente o Boletim de Ocorrência (BO) no site da Polícia Civil.