MENU

Black Friday: Veja como não cair no golpe do link fácil e outras armadilhas de ofertas

Em datas assim, golpistas disseminam links maliciosos que parecem promoções irresistíveis, mas são armadilhas para roubar dados pessoais.
Denuncie qualquer atividade suspeita ou golpes cibernéticos às autoridades locais e às redes sociais para evitar que outros caiam na mesma armadilha. (Foto: Câmara Municipal de Fortaleza)

A Black Friday, que acontece nesta sexta-feira (24), é uma data amplamente aguardada por consumidores, conhecida por suas ofertas tentadoras e descontos significativos. Porém, junto com as oportunidades de economia, também surgem os oportunistas que tentam enganar e explorar os consumidores por meio de golpes cibernéticos, sendo o “Golpe do Link Fácil” um deles.

“Muitas vezes por meio de redes sociais e aplicativos de mensagens como o WhatsApp. Os golpistas criam links maliciosos que, aparentemente, direcionam os usuários para promoções irresistíveis, mas, na realidade, são armadilhas destinadas a roubar informações pessoais e financeiras”, explica Jefferson Farias, CEO da Golden Cloud Technology.

Os hackers podem comprometer suas contas, tornando-as inacessíveis. É comum que as redes sociais sejam bloqueadas como parte do esquema de fraude, dificultando a comunicação com amigos e familiares. Muitas vezes os golpistas tentam clonar contas do WhatsApp para se passar por você e pedir dinheiro a seus contatos.

Como evitar o “Golpe do link fácil” e outros semelhantes:

Desconfie de ofertas inacreditáveis: Se a oferta parece boa demais para ser verdade, é provável que seja. Consulte o site oficial da loja para verificar a autenticidade da promoção.

Verifique a Legitimidade: Certifique-se de que os links e mensagens promocionais sejam de fontes confiáveis, como o site oficial da loja ou perfis sociais verificados.

Mantenha seus Dispositivos Atualizados: Mantenha seu sistema operacional, aplicativos e antivírus atualizados para se defender contra malware.

Habilitar Autenticação de Dois Fatores: Utilize a autenticação de dois fatores sempre que possível para garantir que suas contas estejam protegidas.

Desconfie de mensagens suspeitas: Se você receber mensagens suspeitas de contatos pedindo informações pessoais ou financeiras, verifique a autenticidade entrando em contato diretamente com a pessoa por outra via.

Relate Golpes: Denuncie qualquer atividade suspeita ou golpes cibernéticos às autoridades locais e às redes sociais para evitar que outros caiam na mesma armadilha.

No Ceará, denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). É possível realizar diretamente o Boletim de Ocorrência (BO) no site da Polícia Civil.

15
Compartilhe:
Mercado
Clima/Tempo
Mais Lidas
Governo do Ceará combate a insegurança alimentar no Estado com o Programa Ceará Sem Fome
Ceará Credi transforma pessoas e a economia por meio de incentivo a pequenos empreendedores
Mais de 1000 Cozinhas Ceará Sem Fome levam alimento diário a famílias em todo o Estado
A história que você não conhece: a ligação de uma cidade cearense à Independência do Brasil
Conheça as 8  fotos mais famosas do mundo e a história por trás de cada uma delas
Prefeitura de Fortaleza é a primeira do Norte e Nordeste no ranking de matrículas na Educação Inclusiva
‘Evidências do Amor’, filme estrelado por Sandy e Fábio Porchat, tem ar de comédia romântica clássica
Relíquias de Santa Teresinha poderão ser visitadas por Fortaleza a partir desta quinta (25)
Confira a programação de 13 de Maio, Dia de Nossa Senhora de Fátima, em Fortaleza, nesta segunda-feira
Confira os horários das missas nas paróquias de Fortaleza durante a Semana Santa

Notícias relacionadas:

Fotos
Economia
Economia do Ceará cresce 4,4% no primeiro trimestre de 2024 e tem o melhor índice do Nordeste
Modelo ajuste foto (1)
Economia
Senado vai devolver proposta do governo que restringe uso de créditos do PIS/Cofins
economia_1609210423_0
Economia
Inflação de maio sobe para 0,46%, influenciada pelos alimentos, segundo IBGE
foto site (64)
Economia
Postos se preparam para aumento no preço da gasolina nesta semana
logo-urbnews-redondo