No atual panorama educacional, a equidade e a inclusão são cada dia mais reconhecidas como pilares essenciais. No Ceará, uma iniciativa da Prefeitura de Fortaleza desponta como catalisadora desse movimento, com a intenção de remodelar a paisagem educacional para milhares de estudantes.
A Rede Municipal de Ensino oferece aos alunos com deficiência, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e com Altas Habilidades/Superdotação o pleno acesso à educação no âmbito da escola comum. Como resultado, Fortaleza é destaque nesse âmbito da educação nacional.
Segundo dados do Censo Escolar 2022, Fortaleza é a 3ª capital do Brasil e a 1ª do Norte e Nordeste em matrículas na Educação Inclusiva. Atualmente, segundo dados do Sistema de Gestão Educacional (SGE), há mais de 14 mil estudantes com deficiência matriculados na rede municipal de ensino.
A empreendedora Geordana Rocha viu a vida escolar e o desenvolvimento de sua filha Jennifer mudar para melhor com a Educação Inclusiva em Fortaleza. A estudante com deficiência sofria com a falta de acessibilidade nas outras escolas que frequentava.
“Eu noto uma grande diferença do tempo que ela estudava no outro colégio para esse, porque eu noto que ela tem vontade e prazer de vir para a escola, de estar aqui com os amigos, porque ela é bastante acolhida de todas as formas”, reforça a mãe.
No quarto episódio da série “Políticas que Transformam, Conteúdos que Inspiram”, a UrbNews mostra como a Educação Inclusiva promovida pela Rede Municipal de Ensino tem feito a diferença no desenvolvimento educacional de milhares de crianças e adolescentes.
Com um total de seis programas em vídeo, o publieditorial traz histórias de pessoas e famílias que tiveram suas vidas transformadas através de ações e políticas sociais desenvolvidas pela Prefeitura de Fortaleza.
Educação inclusiva
Além da matrícula na sala de aula regular, os estudantes da Educação Inclusiva fazem parte de Programas de Fortalecimento de Aprendizagem, que têm o objetivo de ampliar a jornada escolar e a organização curricular na perspectiva da educação integral.
Os professores da Rede participam de formação continuada e são orientados a planejar suas aulas considerando a diversificação de recursos e estratégias metodológicas adequadas às necessidades de aprendizagem de todos os estudantes, indistintamente.
A também SME realiza, mensalmente, encontros formativos com os profissionais da educação envolvendo às temáticas da educação inclusiva e diversidade. Em toda a Rede, são 306 Salas de Recursos Multifuncionais que ofertam o Atendimento Educacional Especializado (AEE) em funcionamento e 6 em processo de implementação
Além dessa capacitação especializada, os professores também contam com o auxílio de: 769 assistentes de inclusão e 158 estagiários de Psicologia e Pedagogia, além de 700 profissionais de apoio para o suporte na alimentação, higienização e alimentação.
A matrícula da Educação Inclusiva na Rede Municipal ocorre durante qualquer período do ano letivo. Contudo, todo início do ano letivo a Secretaria Municipal da Educação (SME) realiza a matrícula antecipada para novos alunos da modalidade, com o objetivo de identificar as necessidades educacionais específicas desses alunos, mapear as escolas e assegurar, de forma prévia, a organização dos suportes e recursos de acessibilidade física e pedagógica.
Saiba mais sobre os requisitos da matrícula aqui. (https://catalogodeservicos.fortaleza.ce.gov.br/categoria/educacao/servico/624)