A Secretaria do Turismo (Setur) divulgou os dados estimados para o feriadão do Réveillon em todo o Ceará. De sexta-feira (29) a terça-feira (2), são esperados 203 mil turistas no estado, número 10% acima do registrado no mesmo período do ano anterior.
O levantamento da pasta estadual aponta uma procura muito expressiva pela capital e regiões litorâneas do estado, com destaque para Jericoacoara. A taxa de ocupação hoteleira na Vila conhecida mundialmente deve alcançar os 97%.
Em seguida, aparece a região serrana com Guaramiranga no topo do ranking. A cidade de clima ameno é uma alternativa para os que buscam, sobretudo, passar a virada do ano em família e registra uma taxa de ocupação superior a 96%.
Em todo o estado, a média de ocupação hoteleira pelos turistas deve ser de 90%. Além dos destinos mencionados acima, Porto das Dunas/Prainha, Praia das Fontes/Morro Branco, Camocim, Canoa Quebrada, Trairi/Flecheiras e Cumbuco, em Caucaia, devem contar com boa procura e ocupação.
A receita turística gerada durante o período, com a movimentação em todo o estado, deve ser de mais de 3 bilhões. Quando comparado com o resultado do ano anterior, o valor representa um acréscimo de 20% na economia estadual.
Yrwana Albuquerque, secretária estadual do Turismo, comemora a boa procura. Ela destaca que os visitantes devem aproveitar a diversidade de atrativos do Ceará, fazendo com que todo o destino alcance bons resultados. “Estamos observando uma boa procura em todo o estado. Isso é parte da nossa política de interiorização do Ceará e se traduz em ganhos econômicos para todos os setores interligados à atividade turística”, avalia.
Para a capital cearense, o período do Réveillon é de grande importância para ampliar os investimentos na cidade. O turismo exercido por conta da data deve atrair 600 mil turistas para Fortaleza, e gerar receita superior a R$ 3,4 bilhões apenas na capital.
De acordo com o prefeito José Sarto (PDT), o patrocínio da iniciativa privada tem sido essencial para a realização do grande Réveillon de Fortaleza, o maior atrativo da capital para o turismo do fim do ano, e demonstra a sensibilidade e a visão empreendedora dos empresários.
“Serão três dias de shows com grandes artistas pros fortalezenses e visitantes curtirem, se emocionarem e festejarem a chegada do novo ano. Agradeço a todos os patrocinadores que estão conosco nessa grande festa! Uma celebração que estimula o turismo, aquece a economia e favorece a geração de emprego e renda”, afirmou.
Com informações do Governo do Estado