O exame do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), o “Enem dos concursos”, será aplicado em oito cidades do Ceará. As inscrições começam no próximo dia 19 de janeiro e vão até 9 de fevereiro, no site do governo federal. As provas serão aplicadas no dia 5 de maio. As cidades agraciadas no Estado são Fortaleza, Maracanaú, Caucaia, Sobral, Quixadá, Crateús, Iguatu e Juazeiro do Norte.
O edital do CNU foi publicado na última quarta-feira (10). O exame vai selecionar 6.640 servidores para 21 órgãos públicos federais (órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional). A banca responsável pela aplicação é a Fundação Cesgranrio. Ao todo, foram publicados oito editais, que representam os diferentes blocos temáticos contemplados no processo de seleção.
- Infraestrutura, Exatas e Engenharias (727 vagas)
- Tecnologia, Dados e Informação (597 vagas)
- Ambiental, Agrário e Biológicas (530 vagas)
- Trabalho e Saúde do Servidor (971 vagas
- Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (1.016 vagas)
- Setores Econômicos e Regulação (359 vagas)
- Gestão Governamental e Administração Pública (1.748 vagas)
- Nível Intermediário (692 vagas)
O modelo amplia a possibilidade de escolha da vaga, respeitando a vocação e o perfil profissional de cada candidato. Isso ocorre porque o CNU permitirá a inscrição para mais de um cargo, desde que no mesmo eixo temático. A prova contará com avaliações objetivas específicas e dissertativas, por área de atuação.
Inscrição
A taxa de inscrição será de R$ 60 para vagas de nível médio e de R$ 90 para vagas de nível superior. Estão isentos desse pagamento os candidatos que integram o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico); aqueles que cursam ou cursaram faculdade pelo Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) ou pelo Programa Universidade para Todos (ProUni); assim como aqueles que realizaram transplante de medula óssea.
As inscrições devem feitas pelo próprio candidato e apenas pela plataforma Gov.br. Serão aceitos todos os níveis de conta na plataforma Gov.br (ouro, prata ou bronze).