O governador Elmano de Freitas (PT) informou, nesta segunda-feira (9), através das redes sociais, que precisou cancelar sua agenda após sentir uma “forte indisposição” enquanto estava em casa com sua família na noite deste domingo (28). Há duas semanas, ele foi diagnosticado com pneumonia.
“Informo que voltei a sentir uma forte indisposição ontem à noite, quando estava com minha família, e tive que retornar ao hospital para medicação e novos exames. Permanecerei sob observação por orientação médica, tendo que cancelar minha agenda”, escreveu o governador.
A última vez que Elmano precisou cancelar a agenda para cuidar da saúde foi no dia 15 de janeiro. Na ocasião, ele participou da solenidade de entrega de 15 novas viaturas para o Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndios (Cepi). Ele também procurou ajuda médica após se sentir indisposto na celebração, e posteriormente foi descoberto o seu diagnóstico de pneumonia.
A doença ocorre devido a infecções que se instalam nos pulmões, ocasionada devido a algum agente infeccioso ou irritante (bactérias, vírus, fungos ou por reações alérgicas). O tratamento é realizado com antibióticos, e a melhora clínica começa a partir do terceiro ou quarto dia.
A internação hospitalar pode ser necessária quando o paciente é idoso ou apresenta outras doenças de base, ou ainda se começa a apresentar sinais de piora clínica, como comprometimento da função dos rins ou dificuldade respiratória.