Há exatos 60 anos, em 9 de fevereiro de 1964, os Beatles faziam sua primeira aparição ao vivo no programa de variedades The Ed Sullivan Show, quando foram vistos por uma audiência de 70 milhões de pessoas. Essa data representa um importante marco histórico não só para a banda, mas também para toda a história da música.
O programa marcou a maior audiência da televisão americana até então, e levou a jovem banda ao estrelato mundial. Pouco tempo depois, já em abril de 1964, os Beatles ocupavam as cinco colocações das paradas americanas entre os singles mais vendidos e executados, um feito sem precedentes até hoje.
Este episódio deu início à chamada Invasão Britânica, em que muitos artistas seguiram o caminho dos Beatles e também tiveram a oportunidade de conquistar o mercado americano e outras praças importantes mundialmente para a indústria fonográfica. Os Rolling Stones, The Who, The Animals e Gerry and The Pacemakers são alguns dos exemplos de bandas que alçaram neste sucesso.
Mas antes mesmo de Ed Sullivan, os meninos de Liverpool já eram conhecidos no país, e sua fama era construída com apoio da distribuidora americana de seus discos, a Capitol Records, e o empresário da banda, Brian Epstein. Contudo, mesmo com a promoção, o próprio apresentador americano define o sucesso dos Beatles como algo puramente autoral.
“Não adiantava que nós fizéssemos a promoção de seus discos e a expectativa da sua chegada. Se a música deles não fosse boa, se eles não fossem tão carismáticos com esses jovens, nada disso teria acontecido”, afirmou Ed Sullivan, em retrospecto à data histórica, de acordo com o historiador e estudioso sobre os Beatles, Gilvan Moura.
Conheça a história
Semanas antes da primeira aparição na televisão americana, em 16 de janeiro, os quatro garotos de Liverpool receberam a notícia que o seu mais recente single, “I Want To Hold Your Hand”, alcançou as primeiras paradas por todo os Estados Unidos. Para um artista fora do gigante mercado estadunidense, saber que sua música era popular no país era uma garantia de sucesso duradouro.
Os Beatles já eram os primeiros no Reino Unido, também eram populares pela Europa, agora faltava a América, e depois, o mundo. Ed Sullivan, magnata da televisão americana, tinha seu próprio programa aos domingos à noite, e lá era a principal oportunidade de um músico ou banda iniciante de apresentar o seu melhor e aparecer para todo o país, dada a altíssima audiência.
John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr desembarcaram em Nova York em 7 de fevereiro, e logo no aeroporto a banda conquistou a imprensa americana pelo seu humor atípico e seu estilo único de lidar com a fama. Era uma sexta, e logo dois dias depois, no domingo, eles fariam a apresentação ao vivo que mudaria os rumos da sua carreira.
Os Beatles cantaram três músicas no começo do programa e outras três no final. Abriram com “All My Loving”, “Till There Was You” e “She Loves You” e fecharam com “I Saw Her Standing There” e “I Want To Hold Your Hand”, seu grande sucesso no país.
Logo após a apresentação, seguida de muitos aplausos e gritos histéricos das garotas da plateia em todas as músicas, a banda pré-gravou outras apresentações que iriam ao ar no programa nos domingos posteriores. O primeiro disco da banda pela Capitol Records, “Meet the Beatles”, chegou ao primeiro lugar da Billboard logo após o programa, e permaneceu no topo por 11 semanas seguidas.
A banda seguiu em turnê pelos Estados Unidos até o fim do mês levando tumulto e euforia aos fãs por onde passavam. Eles voltaram para a Inglaterra cheio de expectativas e sentindo o real gosto do sucesso mundial, e assim que chegaram, partiram para gravar o que viria a ser o álbum, e o filme, “A Hard Day’s Night”, que se tornou o ápice do que ficou conhecido como Beatlemania.