MENU

Ceará Credi transforma pessoas e a economia por meio de incentivo a pequenos empreendedores

PUBLIEDITORIAL Segundo episódio da série “Cuidar das pessoas, transformar vidas”, da Urbnews, apresenta o programa que tem oferecido crédito e capacitação para mentes empreendedoras do Ceará.
“O Ceará Credi me impulsionou a abrir minha loja, a realizar meu sonho, que saiu do papel e da mente para se tornar realidade”, conta a empreendedora Lidiana.

PUBLIEDITORIAL | Em um cenário econômico global e nacional em constante mudança, há que se louvar a coragem e a determinação de quem toma a iniciativa de criar e gerenciar o próprio negócio, especialmente os micro e pequenos empreendedores, que muitas vezes envolvem seu sustento e suas famílias nessa missão.

Pensando nessas pessoas, e no impacto positivo que elas têm no desenvolvimento econômico local, o Governo do Ceará segue investindo cada vez mais no Ceará Credi, um programa que contribui para a criação e fortalecimento dos pequenos negócios no estado, gerando mais emprego e renda.

O Ceará Credi é um programa de microcrédito orientado do Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Trabalho, executado pela Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), com o apoio do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT).

Mulheres de negócios

Empreendedora desde a adolescência, Lidiana encontrou na sua loja de cosméticos uma saída para o trabalho assalariado, que a afastava de casa e dos filhos, bem como uma forma de ganhar sua independência financeira. “O Ceará Credi me impulsionou a abrir minha loja, a realizar meu sonho, que saiu do papel e da mente para se tornar realidade”, conta.

Foi pensando em empreendedoras como a Lidiana que o Governo do Ceará lançou, em março de 2023, o Ceará Credi Mulher. Essa linha de crédito especial veio para estimular ainda mais o empreendedorismo e a autonomia financeira das mulheres, destinando R$ 20 milhões para fomentar negócios individuais ou coletivos. 

São beneficiadas microempreendedoras, trabalhadoras autônomas e agricultoras familiares que contam com um apoio financeiro e orientação de gestão para fazerem seus negócios prosperarem. Nessa nova modalidade coletiva o empréstimo pode ir até R$ 21 mil.

Como funciona o programa

O programa Ceará Credi é voltado para empreendedores, especialmente mulheres e pessoas de baixa renda, seja no meio urbano ou rural. O cadastro é simples e deve ser feito de forma virtual, através do próprio site do programa (www.cearacredi.ce.gov.br).  

Caso necessite de auxílio os interessados podem contar com o apoio de uma equipe de assistentes administrativos presentes nas unidades do IDT, nos VAPT – VUPTs (Antônio Bezerra, Messejana, Sobral e Juazeiro) e nos mais de 105 pontos de apoio nos municípios parceiros do Programa.

A partir do cadastro, um agente de crédito entrará em contato para auxiliar na elaboração da solicitação de crédito. Após submetida, essa solicitação será analisada pelo sistema com base nos dados do empreendedor e no parecer do agente que o atendeu. 

Para a empreendedora Keyvilândia, dona de uma confecção artesanal de laços e acessórios, o Ceará Credi tem a vantagem de se diferenciar dos grandes bancos quanto aos juros de crédito, oferecendo bonificações para quem quita as parcelas do empréstimo em dia. 

“O que você pagou de juros você recebe como um bônus. Então não é um empréstimo que ele dá, é um fortalecimento para o seu empreendimento, para o que você já tem e o que você quer construir”, completa.

Cuidar das pessoas, transformar vidas

O programa Ceará Credi é tema do segundo episódio da série publieditorial “Cuidar das pessoas, transformar vidas” da Urbnews, que dá nomes e rostos a pessoas cujas vidas foram mudadas para melhor com programas recentes do Governo do Ceará.

Os episódios são lançados com vídeos completos no YouTube, além de chamadas nas telas e painéis DOOH por toda a cidade, Instagram, Facebook, TikTok e Twitter, e matérias contextualizadas no portal.

7193
Compartilhe:
Mercado
Clima/Tempo
Mais Lidas
Governo do Ceará combate a insegurança alimentar no Estado com o Programa Ceará Sem Fome
Ceará Credi transforma pessoas e a economia por meio de incentivo a pequenos empreendedores
Mais de 1000 Cozinhas Ceará Sem Fome levam alimento diário a famílias em todo o Estado
A história que você não conhece: a ligação de uma cidade cearense à Independência do Brasil
Prefeitura de Fortaleza é a primeira do Norte e Nordeste no ranking de matrículas na Educação Inclusiva
Conheça as 8  fotos mais famosas do mundo e a história por trás de cada uma delas
Relíquias de Santa Teresinha poderão ser visitadas por Fortaleza a partir desta quinta (25)
Confira os horários das missas nas paróquias de Fortaleza durante a Semana Santa
Confira a programação de 13 de Maio, Dia de Nossa Senhora de Fátima, em Fortaleza, nesta segunda-feira
Nova série da Urbnews traz vidas transformadas por ações do Governo do Ceará

Notícias relacionadas:

centro-cearense-de-idiomas
Governo do Ceará promove o ensino de línguas estrangeiras em 22 Centros Cearenses de Idiomas em todo o Estado
centro-cearense-de-idiomas
Governo do Ceará transforma a vida de estudantes, como a Nayra Stefany, que aprendeu inglês no Centro Cearense de Idiomas
centro-cearense-de-idiomas
Governo do Ceará beneficia 12 mil alunos da rede estadual com ensino de línguas estrangeiras nos Centros Cearenses de Idiomas
centro-cearenses-idiomas
Governo do Ceará oferece ensino gratuito de línguas estrangeiras nos Centros Cearenses de Idiomas
logo-urbnews-redondo