O Maranhão registrou a primeira morte causada pela dengue neste ano. O caso foi registrado em São Luís. A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde do Estado (SES), que também investiga outras possíveis 10 mortes pela doença nos municípios de Arari, Bela Vista, Brejo, Itapecuru-Mirim, Lago da Pedra e Pinheiro.
Dos 217 municípios maranhenses, 61 já possuem registros de casos. 537 pessoas foram diagnosticadas com dengue este ano no Estado, e São Luís lidera acumulando 256 casos prováveis e 163 confirmados até o momento, conforme os dados atualizados até esta segunda-feira (4).
Mesmo com o grande número de casos, o Governo Estadual foi um dos beneficiados a receber as primeiras doses da vacina Qdenga, imunizante contra a dengue. De acordo com a superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças da Secretaria de Saúde, Dalila Santos, as instâncias municipais da saúde estão com cronogramas vacinais constantes para combater a doença.
“Nós estamos fazendo duas orientações aos municípios: ter a certeza que os munícipes da localidade indicada sejam imunizados e que a vacinação seja feita no ambiente escolar e caso, a criança não esteja, que a equipe faça a busca ativa no domicílio desse público alvo para assegurar que a vacina de fato chegue para as crianças da localidade”, explica.
A SES reforça ações de enfrentamento para o ano de 2024, entre as quais estão ativação da Sala de Situação, com vigilância epidemiológica para monitoramento e emissão de informes semanais e alertas necessários; Publicação do Plano de Contingência; Elaboração do Plano de Ação; Emissão de Alerta Epidemiológico (orientações aos diversos setores), entre outras.
Os sintomas da dengue incluem febre alta de início súbito, dor atrás dos olhos, mal-estar, prostração e dores no corpo. A transmissão do vírus ocorre pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado.