MENU

ESG: como empresas cearenses se destacam com implementação do modelo

No Ceará, empresas do setor alimentício à construção civil já garantiram o selo ESG de práticas corporativas
Conjunto de diretrizes guia empresas, investimentos e decisões de consumo voltadas para a sustentabilidade. Foto: Freepik

O ESG (governança ambiental, social e corporativa) engloba um conjunto de considerações que as empresas devem levar em conta ao conduzir os negócios, tendo em vista questões ambientais, como redução de emissões de carbono, conservação de recursos naturais e gestão de resíduos; preocupações sociais, como diversidade, relações com a comunidade e condições de trabalho; e, por fim, governança corporativa, como transparência e ética nos negócios.

O economista Ricardo Coimbra explica que, ao adotar práticas relacionadas ao ESG em uma empresa, é importante compreender os impactos sociais do negócio e ter uma boa governança, que envolva uma transparência significativa sobre a gestão, não só para o mercado ou para os acionistas majoritários, mas também para os acionistas minoritários.

Coimbra argumenta que o modelo contribui para o desenvolvimento sustentável econômico do Ceará e mostra que o estado e a economia local podem ter um crescimento diferenciado e potencializado no médio e longo prazo. Assim, à medida que mais empresas passam a adotar os pilares do ESG, elas se tornam um referencial e possuem um diferencial perante as concorrentes do mercado. 

“Empresas que adotam as práticas ESG mostram-se referências para o cenário mundial, seja na atração dos investimentos ou na geração de bens e serviços diferenciados. Assim, pode crescer, se fortalecer, atrair novos investimentos e suprir demandas diferenciadas”, aponta.

A empresa Alimempro, que trabalha desde 2008 na categoria Indústria Alimentícia na cidade de Caucaia, foi contemplada com o certificado de ESG da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) em abril do ano passado. Mais recentemente foi a vez da BSPAR Incorporações e 3E Soluções. Na lista de empresas que também já receberam o selo pela entidade estão ainda Cerbras, Solar Coca-Cola e Qair Brasil.

As empresas que participam do processo de certificação são submetidas a uma série de avaliações realizadas por uma equipe especializada, que verifica se as medidas implementadas pela indústria estão alinhadas com os princípios e práticas do ESG.

Alceu Bley, sócio proprietário da Alimempro, comenta sobre as medidas concretas que a empresa está tomando para promover a sustentabilidade ambiental, responsabilidade social e boa governança corporativa. “Dentre elas: captação de águas pluviais e subterrâneas, sistema de compostagem, sistema de energia solar, políticas sociais voltadas à comunidade em que a empresa está localizada, política de cargos e salários”, detalha.

O sócio proprietário destaca que a sustentabilidade está enraizada na organização desde a sua fundação e que a certificação ESG-FIEC foi uma oportunidade de mostrar aos clientes e parceiros comerciais um pouco mais das práticas sustentáveis. Além disso, ressalta que o aprimoramento de práticas sociais à comunidade local é um plano futuro da agenda ESG.

À medida que a conscientização sobre questões ambientais, sociais e de governança cresce, a implementação de práticas de ESG está se tornando uma prioridade para empresas de todos os setores. Além dos benefícios financeiros tangíveis, as empresas que adotam o método estão desempenhando um papel crucial na promoção de um futuro mais sustentável.

30
Compartilhe:
Mercado
Clima/Tempo
Mais Lidas
Governo do Ceará combate a insegurança alimentar no Estado com o Programa Ceará Sem Fome
Ceará Credi transforma pessoas e a economia por meio de incentivo a pequenos empreendedores
Mais de 1000 Cozinhas Ceará Sem Fome levam alimento diário a famílias em todo o Estado
A história que você não conhece: a ligação de uma cidade cearense à Independência do Brasil
Conheça as 8  fotos mais famosas do mundo e a história por trás de cada uma delas
Prefeitura de Fortaleza é a primeira do Norte e Nordeste no ranking de matrículas na Educação Inclusiva
‘Evidências do Amor’, filme estrelado por Sandy e Fábio Porchat, tem ar de comédia romântica clássica
Relíquias de Santa Teresinha poderão ser visitadas por Fortaleza a partir desta quinta (25)
Confira a programação de 13 de Maio, Dia de Nossa Senhora de Fátima, em Fortaleza, nesta segunda-feira
Confira os horários das missas nas paróquias de Fortaleza durante a Semana Santa

Notícias relacionadas:

Fotos
Economia
Economia do Ceará cresce 4,4% no primeiro trimestre de 2024 e tem o melhor índice do Nordeste
Modelo ajuste foto (1)
Economia
Senado vai devolver proposta do governo que restringe uso de créditos do PIS/Cofins
economia_1609210423_0
Economia
Inflação de maio sobe para 0,46%, influenciada pelos alimentos, segundo IBGE
foto site (64)
Economia
Postos se preparam para aumento no preço da gasolina nesta semana
logo-urbnews-redondo