Em celebração ao Dia Mundial da Água, celebrado nesta sexta-feira (22), uma startup paraense realiza neste fim de semana uma ação voltada à limpeza dos rios em Belém. A atividade pretende mobilizar a sociedade, empresas e governo no combate à poluição das águas.
A limpeza será realizada no domingo (24), das 8h às 12h, e integra o Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) para combate à poluição do oceano e bacias hidrográficas.
A startup Composta Belém, associada ao Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá, defende que é importante sensibilizar a sociedade sobre a urgência da destinação adequada dos resíduos devido à poluição desenfreada dos rios.
Estudantes universitários de áreas como meio ambiente, oceanografia, engenharia sanitária e administração, cooperativas de reciclagens e remadores são quem vão participar da ação.
Há pelo menos um ano, as atividades de engajamento e coletas amostrais, que avaliam a qualidade e o destino correto dos resíduos, vêm sendo realizadas nos rios, praias e manguezais do Pará pela startup.
A coleta de resíduos será feita nas margens do rio Guamá e dos igarapés Tucunduba e Combu, em Belém.