Cinco avenidas de Fortaleza contam com tecnologia de inteligência artificial nas câmeras de videomonitoramento das principais infraestruturas cicloviárias da cidade. O primeiro Painel de Ciclistas, fruto da política cicloviária Pedala Mais, da Prefeitura de Fortaleza, identifica e contabiliza ciclistas que utilizam as ciclofaixas das avenidas Germano Franck, Beira-Mar, Domingos Olímpio, Oliveira Paiva e Dom Luís.
O equipamento que exibe os dados em tempo real fica localizado no aterro da Praia de Iracema, próximo à Av. Rui Barbosa. O intuito da tecnologia é impulsionar novas políticas públicas de mobilidade para a capital a partir da análise dos números dessas áreas. Há ainda previsão de expansão do projeto para outras ciclovias e ciclofaixas.
“Esse painel mostra dados colhidos por algoritmos de inteligência artificial que nos ajudam a melhorar cada vez mais a política cicloviária. Com essa tecnologia, conseguimos contar em tempo real os ciclistas que pedalam por diversas ciclovias e ciclofaixas e essa informação é fundamental para a gente formular e aperfeiçoar a política. Também estamos trabalhando para saber, por exemplo, quantas mulheres, homens e crianças usam as ciclofaixas porque um dos nossos objetivos é diversificar os usuários de bicicleta na cidade”, afirma Luiz Alberto Sabóia, presidente da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova).
Os primeiros dados mostram a Av. Beira Mar com um volume diário de 3.666 de ciclistas durante a semana e 4.355 no fim de semana, seguida pela Av. Bezerra de Menezes (com 3.007 e 1.805, respectivamente), Av. Germano Franck (1.502 e 921), Av. Oliveira Paiva (1.155 e 600) e Av. Dom Luís (778 e 582). Os horários de pico são no início do dia, a partir das 6h, e no fim do dia, a partir das 17h.
Pedala Mais
Com o Pedala Mais, a Prefeitura vem ampliando a infraestrutura cicloviária de Fortaleza; já foram 87,5 km de nova infraestrutura instalada, chegando a 436,1 km de ciclofaixas (286,7 km), ciclovias (132,7 km), ciclorrotas (12,8 km) ou passeios compartilhados (3,9 km) na Capital. O objetivo da gestão municipal é alcançar a marca de 500 quilômetros de infraestrutura cicloviária até dezembro.
Confira as 5 avenidas
Av. Beira-Mar – 3.860 ciclistas/dia
Av. Bezerra de Menezes – 3.070 ciclistas/dia
Av. Germano Franck – 1.560 ciclistas/dia
Av. Oliveira Paiva – 1.310 ciclistas/dia
Av. Dom Luís – 800 ciclistas/dia