O Eclipse solar total desta segunda (8) será possível de se observar somente dos países da América do Norte: Estados Unidos, México e Canadá. Para os brasileiros que desejem admirar o fenômeno, transmissões ao vivo acontecerão na internet.
A Nasa (Agência Espacial dos Estados Unidos) e o Observatório Nacional serão responsáveis pelas transmissões do acontecimento. O Observatório Nacional, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, fará uma cobertura ao vivo com comentários em português, a partir das 12h30 (horário de Brasília), no seu canal do YouTube (@observatorionacional).
O fenômeno de 8 de abril começará às 15h07 (horário de Brasília), na costa do México (oceano Pacífico), e terminará às 16h46 (horário de Brasília), na costa atlântica do Canadá. O eclipse total tem sua duração máxima de 4 minutos e 28 segundos em uma área do território mexicano.
O que é um eclipse solar?
Eclipse solar é um fenômeno astronômico que acontece quando a Lua está posicionada entre o Sol e o planeta Terra e há o alinhamento entre os três astros. Os eclipses solares ocorrem cerca de duas vezes ao ano e são registrados durante a fase nova da Lua. A depender da posição dos astros ou do observador, em alguns casos, o eclipse solar pode ser classificado em quatro diferentes tipos:
- total;
- parcial;
- anular (ou anelar);
- híbrido.
Quando terá o próximo eclipse no Brasil?
Em 12 de agosto de 2045, às 15h58, um eclipse solar total começará a ser visto no estado do Amapá. E será possível observar a faixa do eclipse que vai percorrer os estados do Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e termina na costa do Pernambuco por volta das 16h20.
As capitais Belém, São Luís, João Pessoa e Recife estão no caminho do eclipse solar total. Outras regiões próximas poderão ver um eclipse parcial. A duração da totalidade do eclipse pode passar dos 4 minutos em alguns locais.