Conhecidas pelo nome de insulfilm ou fumê, as películas automotivas são aplicadas, principalmente, em vidros de carros, deixando-os mais escuros e protegidos. Além de trazer conforto para os olhos, amenizar o calor e até mesmo economizar no ar-condicionado, o motorista ainda garante uma maior segurança e privacidade.
Entretanto, é preciso ter cuidado ao escolher qual a película que você irá adquirir. Afinal, existem diferentes tipos de películas e algumas podem não ser a mais adequada para o seu carro.
As películas existentes são as de:
- tintado;
- poliéster;
- segurança e antivandalismo;
- alta performance;
- premium.
Para carros de passeio
O mais recomendado para os carros de passeio é a película tintada ou capsulada. Ela deixa o vidro mais escuro e garante a privacidade necessária ao motorista. O único ponto de atenção é que ela exige manutenção para não sofrer alteração de cor, clareamento ou as famosas bolhas no material.
Para motoristas de aplicativos
Mesmo que muitos motoristas também usem seus carros para lazer, para os que praticam atividade remunerada, é indicada a película de poliéster. Esse modelo é fabricado com resina polimérica e possui alta resistência química e mecânica. Ideal para quem roda muitos quilômetros por dia.
Para pessoas que têm crianças e bebês pequenos
Por não deixar o vidro estilhaçado, em caso de acidente, as películas de segurança/antivandalismo são ótimas opções para quem anda com crianças no carro. Esse modelo é mais espesso e, mesmo que o vidro quebre, evita lesões em quem está do lado de dentro.
O que diz a lei
No começo de 2023, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabeleceu novas leis para o uso de insulfilm nos veículos. Agora o percentual mínimo de luz exigido para atravessar a película, de acordo com a resolução 989/2022, é de 70% de transparência independentemente da cor do material. Antes era de 75%.
A regra serve para as principais áreas que fazem parte da visão do motorista. Como, por exemplo, o para-brisas. Já no caso dos vidros traseiros, o mínimo permitido continua sendo 28%. Além disso, está proibido manter películas que estejam com bolhas.
Uma outra alteração significativa na recente legislação do insulfilm é a proibição das películas espelhadas ou opacas. Esses tipos de insulfilm prejudicam a visibilidade dos ocupantes do veículo e, por conseguinte, não serão mais tolerados.
Com essas mudanças na nova lei de película, é fundamental que os motoristas se adequem para evitar multas e pontos na CNH.