MENU

Fortaleza deve receber mais cinco microparques até julho, promete Prefeitura

O projeto Micropores Urbanos, beneficiará os bairros Carlito Pamplona, Vila Velha, Parque Dois Irmãos e Parangaba com data de entrega julho de 2024
O projeto Micropores Urbanos, beneficiará os bairros Carlito Pamplona, Vila Velha, Parque Dois Irmãos e Parangaba com data de entrega julho de 2024. Foto: Divulgação/ Prefeitura de Fortaleza

Mais cinco microparques devem ser entregues pela Prefeitura de Fortaleza até julho deste ano. Os equipamentos fazem parte do projeto “Microparques Urbanos” e conforme o órgão municipal, vão beneficiar os bairros Carlito Pamplona, Vila Velha, Parque Dois Irmãos e Parangaba. As obras, segundo a prefeitura,  estão, atualmente, entre 35% e 50% concluídas. 

O projeto, de responsabilidade da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), conta com a participação das comunidades que vivem no entorno das áreas selecionadas, que opinam sobre o aproveitamento dos locais, participam de discussões pré, durante e pós-construção, além de batizarem os espaços. 

Os novos cinco microparques se chamarão Seu Evilário (Carlito Pamplona), Bosque Polar (Vila Velha), Vila Verde (Vila Velha), Loteamento Expedicionários I (Parque Dois Irmãos) e Microparque dos Coelhos (Parangaba).

Entre os benefícios apontados nas unidades já existentes, a titular da Seuma, Luciana Lobo, enfatiza o senso de pertencimento da comunidade, uma sensação que se pretende estender a todos os novos equipamentos.

 “Isso se dá de forma natural, uma vez que os microparques têm sua origem em projetos comunitários, nascendo para atender às demandas da população local para essas áreas específicas. Esperamos que haja uma redescoberta das áreas públicas da cidade por meio desses equipamentos. Nosso compromisso é que até o final do ano a Cidade conte com um total de 30 microparques”, destaca.

A participação comunitária é estimulada desde o inicio do processo, que contempla o envolvimento da população em diversas etapas como entrevistas domiciliares, reuniões, oficinas lúdicas com as crianças, eleição de conselho gestor e adotante, além da escolha do nome do microparque. A obra é assistida com visitas guiadas e o acompanhamento segue até cinco meses após a entrega.

Bernadete, liderança comunitária do bairro Siqueira, participou das discussões para a construção do Microparque Dona Bernadete e relatou a importância da construção do microparque ser uma atividade participativa.

“Mudou muito, porque aqui era um depósito de lixo e hoje a gente vê transformado num lugar lindo, onde as crianças vão poder brincar, as famílias vão poder estar. É muito gratificante, principalmente porque foi um microparque participativo. O mais emocionante é porque tem a cara da comunidade”, destaca.

Além dos cinco parques que já se encontram em construção, segundo a Prefeitura de Fortaleza, outros cinco estão programados para iniciar nos próximos dias.

Reconhecimento internacional

Em 2022, o projeto recebeu o prêmio AIPH World Green City Awards, ficando em primeiro lugar na categoria Living Green for Health and Wellbeing, em evento realizado na Coreia do Sul. Os microparques fazem parte do programa Fortaleza Cidade Sustentável, uma política de valorização dos espaços verdes, em sintonia com as áreas construídas. Além da Seuma, participam do programa a Autarquia de Urbanismo e Paisagismo (Urbfor), a Secretaria da Infraestrutura (Seinf) e a Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação (Citinova).

35
Compartilhe:
Mercado
Clima/Tempo
Mais Lidas
Governo do Ceará combate a insegurança alimentar no Estado com o Programa Ceará Sem Fome
Ceará Credi transforma pessoas e a economia por meio de incentivo a pequenos empreendedores
Mais de 1000 Cozinhas Ceará Sem Fome levam alimento diário a famílias em todo o Estado
A história que você não conhece: a ligação de uma cidade cearense à Independência do Brasil
Conheça as 8  fotos mais famosas do mundo e a história por trás de cada uma delas
Prefeitura de Fortaleza é a primeira do Norte e Nordeste no ranking de matrículas na Educação Inclusiva
Relíquias de Santa Teresinha poderão ser visitadas por Fortaleza a partir desta quinta (25)
Confira os horários das missas nas paróquias de Fortaleza durante a Semana Santa
Confira a programação de 13 de Maio, Dia de Nossa Senhora de Fátima, em Fortaleza, nesta segunda-feira
Nova série da Urbnews traz vidas transformadas por ações do Governo do Ceará

Notícias relacionadas:

foto site (53)
Telhado desaba sobre quatro pessoas no Vicente Pinzón, em Fortaleza
V008-IMG-PL-0033-IMA-INS-GR-R01
Em Fortaleza, Passaré recebe empreendimento com valor geral de venda de R$ 88 milhões
Fotos
Justiça do Ceará reconhece direito de mulheres trans à aposentadoria feminina
foto site - 1
Elenco do filme “Motel Destino”, dirigido por um cearense, canta e dança forró em Cannes, na França
logo-urbnews-redondo