O ” Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador”, data criada para celebrar a importância do trabalhador para a construção da sociedade, é celebrado em diversos países ao redor do mundo nesta quarta-feira, 1º de maio.
O feriado internacional/nacional, sempre celebrado nesta data desde a sua criação, teve sua história iniciada no ano de 1886 e está relacionada com o movimento de trabalhadores, em especial o movimento de Chicago, nos Estados Unidos da América.
Luta dos trabalhadores
O século XIX ficou marcado por movimentos de trabalhadores que lutavam por valorização e por melhores condições de trabalho. Na cidade de Chicago, nos Estados Unidos, no final do século XIX, funcionários decidiram iniciar um movimento em defesa da redução da jornada para oito horas.
Naquela época eram comuns jornadas de 12 horas por dia, e para garantir a redução do expediente abusivo, os trabalhadores da cidade de Chicago organizaram uma greve para o dia 1º de maio de 1886.
A greve geral puxada pelos trabalhadores da cidade norte-americana teve enorme repercussão, e o 1º de maio tornou-se uma data importante para os movimentos trabalhistas.
Chegada ao Brasil
Segundo a lei nº 10.607, de 19 de dezembro de 2002, o “Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador” tornou-se feriado nacional no Brasil a partir do governo de Artur Bernardes (1922-1926) por meio de um decreto assinado por ele, de nº 4.859, no dia 26 de setembro de 1924.
Na ocasião, foi criado o feriado nacional em comemoração aos “mártires do trabalho”. No entanto, a celebração do Dia do Trabalhador já era realizada no Brasil desde a década de 1910. A data, contudo, tinha um significado político, sendo marcada por protestos e movimentos organizados por trabalhadores.