MENU

Mais da metade dos empregos gerados no Ceará em março são em Fortaleza, aponta secretário

Acompanhando o crescimento nacional, Fortaleza é a 13ª capital do país em novos empregos, ficando à frente de 14 estados da federação
Secretário municipal do Desenvolvimento Econômico de Fortaleza, Rodrigo Nogueira. Foto: Reprodução

O secretário municipal do Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Nogueira, falou à UrbNews sobre o desempenho da capital cearense na geração de emprego e renda. Acompanhando o crescimento nacional, Fortaleza é a 13ª capital do país em novos empregos, ficando à frente de 14 estados da federação.

“Fortaleza mais uma vez se destacou no mês de março, geramos 3.404 empregos, representando 55% dos empregos gerados no estado do Ceará, e de janeiro a março, já geramos em Fortaleza mais de 9.100 empregos, contra 11.482 do estado do Ceará. Então, no ano de 2024, até agora representamos 79% de todos os empregos gerados no estado do Ceará”, aponta o titular da SDE.

O Brasil fechou o mês de março com saldo positivo de 244.315 empregos com carteira assinada. No acumulado do ano (janeiro a março/2024), o saldo foi positivo em 719.033 empregos, o que representa um aumento de 34% em relação aos três primeiros meses do ano passado. Este é o melhor resultado do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) para o mês desde 2020.

Neste cenário, o secretário pontua: “Desde a gestão do prefeito Sarto, já geramos 112.000 empregos em Fortaleza, que representa 53% de todos os empregos gerados no estado do Ceará no mesmo período, mesmo a gente tendo 27% da população. No mês de março, Fortaleza gerou mais empregos do que 14 estados da federação e se destacou como uma das maiores capitais que mais gerou empregos no mês de março.”

Indo mais além, outro destaque da capital cearense na geração de emprego é a formalidade desses postos.

“Temos aí o maior estoque de empregos formais no Nordeste, com mais de 700 mil pessoas e temos também grande parte das pessoas que estão se formalizando através do MEI, do MEI individual. Tivemos mais de 176 mil empresas abertas no ano de 2023, como o MEIS.”

“Isso é muito importante porque a gente tira da informalidade pessoas que estavam antes sem ter acesso a crédito, sem ter acesso ao mercado formal. Então a gente atua nas duas vertentes, tanto fazendo com os empreendedores se formalizem, como também que as empresas contratem pessoas de forma formal, ou seja, com guarda de assinado”, conclui Rodrigo Nogueira.

Segundo números do Caged, entre janeiro de 2021 e fevereiro de 2024, foram gerados mais de 108 mil empregos em Fortaleza, o que representa 52,4% dos empregos gerados em todo o Ceará. No período, a capital ficou em 1º lugar no saldo de empregos entre Norte e Nordeste.

Atualmente, são 731.054 postos de trabalhos formais em Fortaleza, o que representa 53,81% de todo os postos de trabalho formais no estado do Ceará. As informações também são do Caged, divulgadas em fevereiro deste ano. Além disso, Fortaleza possui 279.549 empresas ativas, sendo 189.367 MEI, de acordo com dados da Junta Comercial Nacional referentes a março de 2024.

41
Compartilhe:
Mercado
Clima/Tempo
Mais Lidas
Governo do Ceará combate a insegurança alimentar no Estado com o Programa Ceará Sem Fome
Ceará Credi transforma pessoas e a economia por meio de incentivo a pequenos empreendedores
Mais de 1000 Cozinhas Ceará Sem Fome levam alimento diário a famílias em todo o Estado
A história que você não conhece: a ligação de uma cidade cearense à Independência do Brasil
Conheça as 8  fotos mais famosas do mundo e a história por trás de cada uma delas
Prefeitura de Fortaleza é a primeira do Norte e Nordeste no ranking de matrículas na Educação Inclusiva
Relíquias de Santa Teresinha poderão ser visitadas por Fortaleza a partir desta quinta (25)
Confira os horários das missas nas paróquias de Fortaleza durante a Semana Santa
Confira a programação de 13 de Maio, Dia de Nossa Senhora de Fátima, em Fortaleza, nesta segunda-feira
Nova série da Urbnews traz vidas transformadas por ações do Governo do Ceará

Notícias relacionadas:

foto site (53)
Telhado desaba sobre quatro pessoas no Vicente Pinzón, em Fortaleza
V008-IMG-PL-0033-IMA-INS-GR-R01
Em Fortaleza, Passaré recebe empreendimento com valor geral de venda de R$ 88 milhões
Fotos
Justiça do Ceará reconhece direito de mulheres trans à aposentadoria feminina
foto site - 1
Elenco do filme “Motel Destino”, dirigido por um cearense, canta e dança forró em Cannes, na França
logo-urbnews-redondo