MENU

Carteirinha estudantil de 2023 é prorrogada por 15 dias; veja como desbloquear

Aqueles que já possuem a nova carteira 2024 podem utilizá-la no transporte coletivo normalmente
Aqueles que já possuem a nova carteira 2024 podem utilizá-la no transporte coletivo normalmente. Foto: Divulgação/Prefeitura de Fortaleza

A Prefeitura de Fortaleza prorrogou a validade das carteiras de estudantes por mais 15 dias para os alunos que já solicitaram e não receberam o documento de 2024. Assim, o antigo documento segue válido até o dia 17 de maio, mas para fazer o desbloqueio da carteira 2023 o aluno deve ir até a sede da  Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor). 

Aqueles que já possuem a nova carteira 2024 podem utilizá-la no transporte coletivo normalmente.

O objetivo da prorrogação é que os estudantes não sejam prejudicados e possam usufruir dos benefícios do Passe Livre e da tarifa estudantil no valor de R$ 1,50. 

Créditos da carteira

Os créditos da carteira estudantil de 2023 já foram transferidos para os estudantes que possuem a carteira de 2024. Por isso, os estudantes devem consultar o site Identidade Estudantil para verificar se a carteira 2024 está pronta, localizar o documento e utilizar a mesma. Os documentos já estão automaticamente desbloqueados no validador dos coletivos.

Até o mês de abril, já foram entregues 209.671 carteiras de 2024 às entidades estudantis, que ficam responsáveis pela entrega aos estudantes. As novas carteiras começaram a ser entregues pelas entidades e escolas desde o início do mês de abril. 

Solicitação

Os estudantes podem solicitar o documento de forma on-line pela plataforma Identidade Estudantil durante todo o ano. A solicitação também pode ser feita de forma presencial, desde que seja agendada no site da Etufor e seja escolhido um dos postos de atendimento:

– Sede da Etufor (Avenida dos Expedicionários, 5677 – Vila União)

Telefones: (85) 9 9124.6609, 9 9297.0180 e 9 9405.3574

– Shopping RioMar Kennedy

– Vapt Vupt Centro, Messejana, RioMar Fortaleza e Antônio Bezerra

– Central da Cidadania na Câmara Municipal de Fortaleza

– Terminal Washington Soares

Documentação

A documentação, tanto para alunos da rede pública quanto para a rede particular, inclui RG, CPF, declaração de matrícula e comprovante de endereço atualizados.

Os alunos novatos da rede pública e privada devem solicitar o documento, enviando a documentação devida de forma on-line ou presencial para receber a carteira nova.

A carteira dos alunos veteranos das escolas públicas municipais e estaduais será requisitada pela direção das instituições, que se responsabilizará pela solicitação da gratuidade.

Já os alunos da rede particular devem solicitar e pagar a taxa de confecção. O boleto pode ser impresso pela internet e pago em qualquer instituição financeira e aplicativos.

Os alunos que já possuem carteira de estudante da rede particular de escolas e universidades, e continuam na mesma instituição de ensino, devem solicitar a confirmação de matrícula e imprimir o boleto pelo site. Caso tenham mudado de escola ou universidade, devem solicitar a confirmação de matrícula na sua instituição de ensino atual (procedimento realizado pelo representante cadastrado junto à Etufor) para que sejam atualizados seus dados. Dessa forma, podem imprimir seu boleto com as informações corretas. Em ambos os casos, é necessário acessar o Catálogo de Serviços do Portal da Prefeitura.

Todos os alunos que forem bolsistas do Programa Universidade para Todos (Prouni) ou que estudem nas universidades públicas, veteranos ou novatos, devem solicitar a gratuidade para obter a carteira de estudante de 2024, por meio da plataforma Identidade Estudantil ou de forma presencial. Os estudantes contemplados com bolsas do Prouni devem apresentar a declaração com essa informação.

Biometria

Todos os estudantes devem realizar novamente a biometria que pode ser feita on-line ou de modo presencial. A necessidade de atualizar a foto impressa na carteira é para evitar fraudes e bloqueios, já que o estudante pode passar por alguma mudança nas características faciais. A biometria é a forma de identificação nos validadores dos ônibus para evitar fraudes.

Confirmação da matrícula

Após realizados os pedidos, os alunos devem acompanhar a solicitação pelo site. Em seguida, devem pedir à instituição para confirmar a matrícula no site da Etufor e aguardar o processo de confecção para receber os documentos em suas instituições de ensino ou nos Diretórios Centrais dos Estudantes (DCEs), no caso das universidades.

50
Compartilhe:
Mercado
Clima/Tempo
Mais Lidas
Governo do Ceará combate a insegurança alimentar no Estado com o Programa Ceará Sem Fome
Ceará Credi transforma pessoas e a economia por meio de incentivo a pequenos empreendedores
Mais de 1000 Cozinhas Ceará Sem Fome levam alimento diário a famílias em todo o Estado
A história que você não conhece: a ligação de uma cidade cearense à Independência do Brasil
Prefeitura de Fortaleza é a primeira do Norte e Nordeste no ranking de matrículas na Educação Inclusiva
Conheça as 8  fotos mais famosas do mundo e a história por trás de cada uma delas
Relíquias de Santa Teresinha poderão ser visitadas por Fortaleza a partir desta quinta (25)
Confira os horários das missas nas paróquias de Fortaleza durante a Semana Santa
Confira a programação de 13 de Maio, Dia de Nossa Senhora de Fátima, em Fortaleza, nesta segunda-feira
Nova série da Urbnews traz vidas transformadas por ações do Governo do Ceará

Notícias relacionadas:

campanha-nacional-de-vacinacao-1200x800-1
Ceará inicia campanha de vacinação contra poliomielite no dia 25 de maio
foto site berg (31)
Sarto anuncia substituição da dupla Victor e Léo no São João de Fortaleza após pedido do público
FACHADA-UECE-2019-2
Uece: 2ª fase do vestibular acontece neste domingo (19) e segunda-feira (20)
foto site berg (25)
Forte chuva causa alagamentos em Maranguape, no Ceará; Prefeitura monitora áreas críticas
logo-urbnews-redondo