O Dia das Mães será comemorado no dia 12 de maio este ano, e a tradição de dar presentes permanece em alta. De acordo com pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), cerca de 78% dos brasileiros deverão presentear alguém nesta data, o que deve movimentar R$ 40,21 bilhões nos segmentos de comércio e serviços.
As principais presenteadas por um grupo de mais de 128 milhões de pessoas devem ser as mães (75%), seguidas esposas (18%), sogras (16%) e avós (12%). Para 54% dos entrevistados, a justificativa para a preferência é em retribuição ao carinho e esforço das mães na criação e no compartilhamento do conhecimento para o mundo.
Por isso, de acordo com os brasileiros entrevistados, 35% esperam gastar mais este ano do que em 2023, 30% pretendem gastar o mesmo valor e 24%, menos. Entre as razões para gastar mais, 44% afirmam que irão comprar um presente melhor, 41% disseram que os produtos que querem comprar estão mais caros e 26% vão comprar mais presentes.
Para o presidente da CNDL, José César da Costa, a data comemorativa demonstra a importância do investimento no setor comercial. “O Dia das Mães é considerado pelo varejo a principal data comemorativa do primeiro semestre e a segunda mais importante do ano, perdendo somente para o Natal. O brasileiro tem a tradição de presentear e comemorar, por isso, a expectativa é de muita movimentação no comércio nos próximos dias”, afirma.
Presentes e orçamento
Em relação à preferência para os presentes, a pesquisa revela que os produtos campeões de venda devem ser as roupas, calçados ou acessórios (42%), perfumes (41%), cosméticos (26%) e chocolates (17%). As lojas físicas aparecem como o principal local de compras dos consumidores (74%), principalmente em shopping center (29%), shopping popular (16%), lojas de departamento (15%) e nas lojas de rua (14%).
Os dados também apontam que muitos brasileiros irão optar por parcelar e 4 vezes o valor das compras, 1 parcela maior do que em 2023. Cerca de 26% dos entrevistados pretendem estourar o seu orçamento para os presentes, algo que é alertado como perigoso pelo presidente da CNDL.
“A inadimplência do brasileiro tem batido recorde e isso acende um alerta em relação à importância do controle dos gastos nas comemorações. O consumidor deve priorizar o pagamento das contas antes de adquirir novas dívidas. Não vale a pena presentear e depois não conseguir pagar, causando impactos negativos no orçamento de toda a família”, orienta.
Além do planejamento financeiro pré-compra, a pesquisa aponta que 80% brasileiros buscam pesquisar os melhores preços antes de movimentar a conta bancária. A comparação é feita principalmente pela internet (80%), seja em sites/aplicativos (66%) ou nas redes sociais (43%). Já 62% fazem pesquisa de preços sem o uso da internet, ou seja, em lojas físicas, principalmente nos shoppings (42%) e em lojas de rua (29%).