A nova empreitada do diretor cearense Halder Gomes, conhecido pelas comédias “Cine Holliúdy” (2014) e “Bem-vinda a Quixeramobim” (2022), chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (9). Intitulado “Vermelho Monet”, o drama é comandado pelo cineasta junto do elenco formado por veteranos como Chico Diaz e Maria Fernanda Cândido.
O longa-metragem leva o público a adentrar no universo intimista, mas fascinante, das artes plásticas, um que é fortemente apreciado e estudado por Halder. “O filme transborda da vontade de pôr na tela o que mais me fascina: pintar, ler sobre arte e ver pinturas. Viajo para visitar museus e galerias incessantemente e passo grande parte do meu tempo livre pintando ou desenhando”, comenta o diretor.
Rodado parcialmente em Lisboa, em Portugal,o filme conta a história de Johannes (Diaz), um pintor com problemas na visão que busca em seus últimos resquícios de vida a musa inspiradora perfeita para a sua obra final. A mulher dos seus sonhos é encontrada na figura de Florence, interpretada pela estreante Samantha Müller, uma atriz que encontra dificuldades em iniciar uma carreira internacional.
Halder Gomes comenta que esse filme é um resgate para uma de suas paixões mais profundas: a pintura, e que este pode ser o primeiro de uma trilogia de filmes sobre o movimento artístico.
“Para abrir essa caixa de pandora, não podia ser outra cor senão o vermelho. É a primeira cor que o ser humano teve o domínio de sua manipulação. É a cor mais forte, mais vibrante, com as maiores potencialidades poéticas, oníricas e simbólicas. O vermelho é a ambivalência do vigor, fogo e plenitude, associado a sua extrema fragilidade se misturada com outras cores”, reflete o cineasta cearense.
Assista o vídeo e saiba mais!