O Dia das Mães será comemorado neste domingo (12) e, para além de fornecer carinho e educação, essas mulheres investem tempo, força e vitalidade para a criação dos filhos. Quando se trata de recursos financeiros, elas também precisam ter atenção. Para Tanara Joca, coordenadora financeira do Grupo Star Capital, em Fortaleza, as mamães podem aprender bastante ao dominar o mercado dos investimentos.
“Antes de começar a investir, é importante entender os conceitos básicos de finanças e investimentos. Existem muitos recursos disponíveis, como livros, cursos online e seminários, que podem ajudá-la a se familiarizar com os diferentes tipos de investimentos, estratégias de investimento e gerenciamento de riscos”, explica a executiva.
Tanara expõe que se preparar financeiramente para gastos de pequeno, médio e longo prazo é vital para uma boa gestão de negócios. No mundo dos investimentos, ela comenta que é importante para essas mulheres conhecer seu perfil de investidor.
“Ter objetivos claros ajudará a mãe a determinar o tipo de investimento mais adequado para alcançá-los. Isso pode incluir economizar para a educação universitária dos filhos, comprar uma casa, se aposentar cedo ou viajar”, explica a coordenadora.
Além do cuidado com os planejamentos futuros, Tanara também informa que é necessário fazer um orçamento mensal para as mamães possuírem um bom controle de gastos e não exagerarem nas despesas.
A executiva ainda concede um bônus para quem sentir dificuldades em adentrar esse mercado. “Se a mãe se sentir insegura ou sobrecarregada com a complexidade dos investimentos, considere procurar a orientação de um consultor financeiro certificado. Um profissional qualificado vai ajudar a desenvolver uma estratégia de investimento personalizada com base nos objetivos buscados e tolerância ao risco”, finaliza.
Tanara Joca é mãe, empresária, formada em Direito e atuante na gestão de pessoas e administração de empresas na capital cearense. Hoje ela está à frente dos departamentos financeiro e administrativo da Star Capital, empresa fundada em 2014, em Fortaleza, com foco em alta performance de soluções financeiras.
Confira entrevista:
Urbnews: Que investimentos você indicaria para quem está começando a criar o seu perfil de investidor. Uma jovem mãe, por exemplo. O que você recomendaria?
Tanara Joca: Na maternidade nós mulheres, mais do que nunca, queremos algo sólido e com pouco risco, então, indico os de renda fixa.
Urbnews: Quais cursos ou livros você recomenda para quem está começando e quer entender melhor o mercado financeiro e as formas de investir? Você tem algum de cabeceira?
Tanara Joca: O mercado financeiro é bem dinâmico e expressivo. Existem muitos cursos e livros, mas nada mais enriquecedor do que começar a acompanhar as notícias. Afinal, o mercado gira em torno dos acontecimentos do dia a dia. No momento estou lendo “Dinheiro sem medo”, do autor Eduardo Amuri.
Urbnews: Qual a principal dificuldade que as pessoas têm para investir?
Tanara Joca: Creio que seja a informação, pois muitos querem investir, mas, no mundo hiperativo de hoje, somos bombardeados com muitas informações que nem sempre são confiáveis.
Urbnews: Ter sido mãe mudou a sua forma de ver os investimentos? E de traçar os seus próprios objetivos financeiros?
Tanara Joca: Com certeza. A maturidade da maternidade nos demanda diversas mudanças, uma delas a financeira.
Urbnews: Toda mãe é uma investidora. Seja de tempo ou dinheiro. Algum conselho final para elas?
Tanara Joca: Valorizar o tempo de qualidade em família, por ser a maior riqueza que temos.