Neste Dia das Mães a UrbNews traz a história de Roberta Barbosa, advogada e mãe do menino Theo, de 5 anos. Ainda durante a gestão, Roberta recebeu o diagnóstico do filho de Mielomeningocele – uma malformação congênita da coluna vertebral do feto que faz com que os ossos da coluna do bebê não se desenvolvam adequadamente.
Desde o momento da notícia, Roberta teve a sua vida completamente mudada e lutou pela saúde do filho. Ainda hoje, a rotina da mãe está voltada para proporcionar o máximo de evolução e qualidade de vida para o garoto.
Crianças que nascem com esse problema podem desenvolver sequelas graves, como hidrocefalia e paralisia cerebral, além da perda total do movimento das pernas. Theo, por sua vez, foi operado ainda no útero de Roberta, o que lhe garantiu uma boa evolução, a despeito do diagnóstico. Hoje ele lida com uma deficiência motora nas pernas, mas consegue andar com auxílio de equipamentos próprios. A decisão, contudo, não foi fácil. Além dos custos de uma cirurgia intrauterina, há um grande risco de vida para a mãe e para a criança.
Roberta lembra como foi superar esse desafio e reforça que a sua vontade de ser mãe a fez ter força e coragem. Desenganada, a advogada conta que muitos chegaram a sugerir a interrupção da gravidez; ideia que sequer foi considerada por ela em algum momento. “Eu sempre tive vontade de ser mãe, logo eu perdi minha mãe muito nova, aos 4 anos de idade. Então eu sempre quis isso desde muito nova”, relembra.
Através de Roberta a UrbNews homenageia todas as mães e reconhece suas lutas e desafios diários, bem como reforça que a maternidade não é uma experiência única, mas sim uma tapeçaria rica e diversificada de histórias, desafios e triunfos. O Dia das Mães é uma ocasião para celebrar o amor, a bondade e a generosidade das mães em todo o mundo. É um lembrete para expressarmos nossa gratidão e apreço por essas mulheres notáveis que moldam nossas vidas e nos ensinam lições valiosas sobre amor, compaixão e resiliência.