O dia de Nossa Senhora de Fátima começou debaixo de chuva em Fortaleza. Após mais de 20 bairros registrarem níveis de água acima dos 100 milímetros (mm), na madrugada desta segunda-feira (13), canais próximos de casas e estabelecimentos comerciais transbordaram e geraram instabilidade para os moradores.
Um dos bairros mais afetados foi o Conjunto Ceará, na Regional 11, onde a água chegou a subir no nível das calçadas e atrapalhou o tráfego de pessoas e veículos na região, segundo imagens feitas por moradores e publicadas nas redes sociais.
De acordo com a Defesa Civil (DC), 40 unidades foram direcionadas para atender ocorrências nas regiões que se tornaram mais vulneráveis pelas chuvas na capital. Entre os bairros afetados, estão: Aeroporto, Álvaro Weyne, Autran Nunes, Bom Jardim, Centro, Conjunto Ceará, Cristo Redentor, Damas, Dom Lustosa, Genibaú, Granja Lisboa, Henrique Jorge, Itaoca, Jardim América, Jóquei Clube, Meireles, Mondubim, Montese, Parangaba e Passaré.
Em qualquer incidência de risco, a DC de Fortaleza deve ser acionada via Ciops, através do fone 190. Os agentes trabalham em regime de plantão, 24h, para atender às demandas da população.
De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a causa das precipitações tem relação com a atuação de áreas de instabilidade atmosférica associadas à proximidade da Zona de Convergência Intertropical.
A previsão do órgão para esta segunda é de céu variando de parcialmente nublado a poucas nuvens em todas as macrorregiões, com chuva isolada no Litoral de Fortaleza, Litoral do Pecém, Litoral Norte e Ibiapaba.