Moradores de Caxias do Sul, na região serrana do Rio Grande do Sul, relataram tremores de terra na madrugada desta segunda (13). Em vídeos publicados nas redes sociais, a população conta ter ouvido barulhos de estalos, e há ainda quem sentiu a casa “chacoalhar” por pelo menos três vezes.
Os tremores acontecem em meio às fortes chuvas e enchentes que atingem o estado gaúcho. O Corpo de Bombeiros do estado informou que está verificando os relatos e orientou que os moradores só deixem suas casas em caso de aparecimento de rachaduras.
Conforme a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA), o que está ocorrendo é a acomodação de camadas rochosas subterrâneas, o que segundo a pasta já aconteceu no município em outras oportunidades. Neste caso, as fortes chuvas dos últimos dias podem ter colaborado para o aceleramento do processo natural pela lubrificação causada pela água.
“Eventos desse tipo não têm poder de destruição, os moradores podem ficar tranquilos. Até agora não detectamos nenhum grande deslizamento de terra nas proximidades de onde foram sentidos”, explica o diretor de Gestão Ambiental da SEMMA, geólogo Caio Torques.
Segundo o Observatório de Sismologia da Universidade de Brasília (UNB), foram registrados três tremores na Serra Gaúcha nesta segunda. O primeiro, de 2,4 graus, à 01h48 foi registrado em Bento Gonçalves; o segundo, às 2h58; e o terceiro às 3h03, 2,3 graus, em Caxias do Sul.