Uma frente fria chegou ao Brasil nesta semana, entre os dias 13 e 18. A massa polar deve esfriar as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com temperaturas que podem chegar a menos de 10°C, e levar pancadas de chuva à região Norte e Nordeste do país.
Os principais alertas são de precipitações no Norte e Nordeste, mas as baixas temperaturas na região Sul preocupam diante do atual cenário no estado do Rio Grande do Sul. Todavia, de acordo com o Inmet, apesar da queda acentuada na temperatura, a massa de ar frio pode afastar as chuvas naquela região.
“Então, a chuva já diminui a partir de segunda (13) hã, principalmente no Rio Grande do Sul, mas vai ter a frente fria que vai se formar durante a madrugada. Ainda chove no norte do estado mas, no decorrer do dia, a chuva avança para Santa Catarina e Paraná e vai dando espaço a essa massa mais fria, e com pouca chuva, mas com temperatura muito baixa. Tem o frio”, alertou Heráclio Alves, meteorologista do Inmet.
Na região Norte, os maiores acumulados de chuva devem ocorrer no centro-norte do Amazonas, oeste do Acre, Roraima, norte do Pará e do Amapá, com acumulados que podem superar os 70 mm. Nas demais áreas da região Norte, os volumes devem ser inferiores a 40 mm, e em algumas localidades do Tocantins e sul do Pará, não há previsão de chuva. Todo o norte da região tem alerta para tempestades nos próximos dias.
Já no Nordeste, a previsão é de chuvas em forma de pancadas que podem superar os 40 mm no norte dos estados do Maranhão, Piauí, Ceará e na faixa leste da região. Nas demais áreas, são previstos menores acumulados de chuvas. A região também tem alerta de “Perigo Potencial” devido às chuvas para o norte do Maranhão, Piauí e Ceará.
Para a região Centro-Oeste e Sudeste as temperaturas devem cair só em alguns estados.