MENU

Presidente do PL Ceará, Carmelo cobra respostas sobre morte de políticos nos últimos dias

Em duas semanas, três políticos foram mortos de maneira brutal no interior do Ceará; duas das vítimas eram filiados ao PL
Duas das vítimas eram militares e filiados ao PL, partido liderado por Carmelo no Ceará. Foto: Reprodução/Alece

Em um período de 12 dias, três pré-candidatos ao cargo de vereador para as eleições municipais de 2024 foram assassinados no Ceará. Os casos foram registrados nas cidades de Camocim, Crato e Icó desde o dia 28 de abril. Duas das vítimas eram militares e filiados ao Partido Liberal (PL).

Em entrevista à UrbNews, o deputado estadual e presidente do PL Ceará, Carmelo Neto, lamentou as mortes e cobrou respostas do poder público e investigadores. “Eu fui até o procurador-geral de Justiça, o chefe do Ministério Público, pedir a ele que ele possa acompanhar de perto, para que ela possa garantir a celeridade necessária, a eficiência necessária, para que nós tenhamos uma investigação que realmente traga respostas, não só ao partida, à sociedade, mas à família”, afirmou.

O caso envolvendo os filiados ao PL ganhou especial atenção após vídeos em que eles relatam supostas ameaças começarem a circular depois da ação criminosa. Eles relataram receber ameaças por fazer oposição à gestão de seus respectivos municípios, ambos governados pelo PT.

“É um caso que nos choca muito, né? Dois membros do partido, que faziam oposição, enfrentamento a um grupo político dentro do estado do Ceará que hoje governa e tem a maior parte do poder do estado em suas mãos. Então eram pessoas que se colocavam em contraponto a um grupo, a um sistema, e foram executadas de maneira trágica, de uma maneira completamente violenta”, reiterou Carmelo.

Sobre as denúncias de uma suposta perseguição política, o presidente estadual do PL diz: “Como a Justiça não nos deu a resposta, todas as possibilidades ficam em aberto. Então o que eu espero, da minha parte, que não é meu papel julgar, mas cobrar um julgamento célere, um julgamento justo, que venha de fato dar respostas.”

RELEMBRE OS CASOS

O primeiro crime foi contra o vereador Cesar Araújo Veras (PSB), de 51 anos, no município de Camocim, no litoral oeste, a 357 quilômetros de Fortaleza. O parlamentar estava em um restaurante quando foi esfaqueado por um garçom, no dia 28 de abril.

O segundo crime aconteceu contra o ex-policial e vereador em exercício Erasmo Morais (PL), que foi assassinado a tiros de fuzil na manhã do dia 7 de maio, no Crato, na Região do Cariri, a 508 quilômetros da capital cearense. O homicídio ocorreu por volta das 11h no Bairro Mirandão, perto da residência do vereador. Erasmo teria levado mais de 10 tiros. A equipe de peritos que foi ao local contou 47 cápsulas (36 de fuzil e 11 de pistola) espalhadas pelo chão.

O crime mais recente aconteceu na cidade de Icó, a 375 quilômetros de Fortaleza, no dia 9 de maio. O sargento da Polícia Militar Geilson Pereira Lima também era pré-candidato a vereador no município pelo PL. O homicídio aconteceu dentro de um frigorífico e foi registrado por uma câmera de segurança.

Sargento Geilson, de 49 anos, já foi secretário de Segurança Pública e Cidadania do mesmo município, mas foi exonerado em 2021. Em 2022, Sargento Geilson foi candidato a deputado estadual pelo Partido Liberal.

16
Compartilhe:
Mercado
Clima/Tempo
Mais Lidas
Governo do Ceará combate a insegurança alimentar no Estado com o Programa Ceará Sem Fome
Ceará Credi transforma pessoas e a economia por meio de incentivo a pequenos empreendedores
Mais de 1000 Cozinhas Ceará Sem Fome levam alimento diário a famílias em todo o Estado
A história que você não conhece: a ligação de uma cidade cearense à Independência do Brasil
Prefeitura de Fortaleza é a primeira do Norte e Nordeste no ranking de matrículas na Educação Inclusiva
Conheça as 8  fotos mais famosas do mundo e a história por trás de cada uma delas
Relíquias de Santa Teresinha poderão ser visitadas por Fortaleza a partir desta quinta (25)
Confira os horários das missas nas paróquias de Fortaleza durante a Semana Santa
Confira a programação de 13 de Maio, Dia de Nossa Senhora de Fátima, em Fortaleza, nesta segunda-feira
Nova série da Urbnews traz vidas transformadas por ações do Governo do Ceará

Notícias relacionadas:

Andre-Figueiredo-1-1024x630
Presidente nacional do PDT sai em defesa de Sarto: "melhor prefeito do Brasil"
Design sem nome (22)_Easy-Resize.com
TRE-RS perde 500 urnas eletrônicas, tem depósito inacessível com 15 mil e não descarta adiar eleição
Fotos (2)
Bolsonaro publica vídeo após sair do hospital; político estava há 12 dias internado
FILE PHOTO: The Netflix logo is seen on a TV remote controller, in this illustration
Regulação do streaming retoma guerra contra PL das Fake News após reação da oposição
logo-urbnews-redondo